Certamente você já ouviu por aí que “a propaganda é a alma do negócio”, certo? Portanto, se você decidiu viver de desenho e quer expor o seu trabalho, saber como fazer um bom portfólio é fundamental.
No entanto, embora não seja uma das tarefas mais difíceis, saber a maneira correta de “catalogar” o seu trabalho e expor, requer algumas atenções e cuidados especiais.
Por isso que, para te ajudar, a VC Desenhos preparou este artigo. Nele, nós iremos explicar direitinho o que é e como fazer um bom portfólio, além de trazer dicas imperdíveis.
Vamos lá?
Afinal, portfólio não é o mesmo que currículo?
Alguma vez você você já se perguntou se portfólio e currículo eram a mesma coisa? Saiba que, embora um complemente o outro, não.
Um currículo é o documento que faz um resumo de toda a sua carreira profissional, bem como os seus conhecimentos e objetivos. Já o portfólio é um complemento.
Ou seja, é onde você pode mostrar o seu talento na prática. Isto é, é a forma de você divulgar o seu trabalho, a partir da exposição das suas habilidades.
Além disso, na hora de montar um portfólio é bom ter em mente que ele serve como um material que não só ajudará na divulgação do seu trabalho, como também na valorização dele.
Quais são os tipos de portfólio?
Existem algumas maneiras de você exibir o seu material. Para te ajudar, listamos algumas.
Digital
O portfólio digital oferece algumas vantagens, como por exemplo a facilidade de compartilhamento e um baixo custo. Se você desenha mais no papel do que no digital, saiba que também é possível criar uma versão digital do seu portfólio.
Tudo o que você precisará é digitalizar os seus desenhos e escolher a melhor maneira de agrupá-los em um único documento. Para isso, você pode eleger a ferramenta que melhor te atende.
Impresso
Para quem trabalha com desenho — no papel, inclusive — um portfólio impresso pode ser algo bem impactante e positivo. Afinal, o possível cliente estará vendo exatamente o seu trabalho na íntegra.
Portanto, mesmo com a facilidade de mostrar seu trabalho em um tablet ou em um celular, por exemplo, organizar todos os seus desenhos em uma pasta pode ser mais positivo.
Plataformas Digitais (online)
Existem, atualmente, algumas plataformas digitais justamente para os profissionais divulgarem os seus trabalhos.
Uma das principais e mais famosas dessas plataformas é o Behance, que pertence à Adobe e é uma das preferidas dos profissionais. Claro que ela não é a única disponível. Mas sua interface intuitiva faz com que a navegação seja fácil.
5 dicas para fazer um bom portfólio
Agora que você já sabe o que é um portfólio e quais os principais tipos, é hora de colocar a mão na massa e começar a fazer um bom portfólio para você. E, seguindo as nossas dicas, apostamos que o resultado será bem legal.
Vamos lá?
1- Defina um objetivo
Assim como qualquer projeto que vamos iniciar, ao pensar em começar um portfólio é bom ter em mente quais são os objetivos que você pretende alcançar com ele.
2- Escolha bem os trabalhos que irá expor
Você já pode ter feito muitos trabalhos. Mas é importante escolher os certos para compor o seu portfólio. Escolha sempre aquele nos quais você se saiu melhor, ou então trabalhos realizados para empresas grandes. Afinal, lembre-se de que essa será a sua identidade profissional.
3- Se apresente no portfólio
Afinal, as pessoas precisam saber quem é a pessoa por trás dos desenhos, certo? Faça um breve resumo de você e dos seus trabalhos. Se quiser — e dependendo da plataforma que for usar — você pode criar uma aba “sobre mim” ou adicionar depoimentos de clientes, por exemplo.
4- Seja simples
“Menos é mais.” Não é incrível como essa frase se encaixa em muitas coisas? Pois é. Fazer um bom portfólio não significa que você deve enfeitá-lo e encher de informações que não acrescentarão em nada. Escolha os seus melhores trabalhos, se apresente, mas vá direto ao ponto.
5- Anexe seus esboços e desenhos originais
Essa dica serve mais para aqueles que preferem desenhar no digital. Anexar os esboços feitos no papel, ajudará a valorizar ainda mais o seu portfólio. Afinal, muitas vezes as ilustrações que são retocadas no digital acabam ficando diferente do esboço original.
E você? Conta para a gente: você já sabia como montar um bom portfólio? Prefere impresso ou digital? Deixa a gente saber!
Ah, e aproveita para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais. Certeza que pode ajudar muita gente.
Quer ter um portfólio que gere uma renda extra rapidamente? Então, você precisa ver o workshop Como Montar um bom Portfólio que Fature Todos os Dias.
Faça sua inscrição aqui »»» Workshop Portfólio
Até a próxima!