O que será que eu posso fazer para vender meus desenhos?
Ok, você já entendeu que quer viver da sua arte. No entanto, falta agora entender e chegar a uma estratégia para fazer com que as pessoas não só conheçam o seu trabalho, como queiram pagar por ele.
Não é difícil encontrar pessoas que não entendem que é possível ter o desenho como fonte de renda e profissão. Muitas veem apenas como um hobby. Por isso, é comum que as pessoas queiram que você desenhe de graça. Sendo assim, gerar valor ao seu trabalho é uma tarefa que exige dedicação.
E se você tá se perguntando “como faço para vender meus desenhos?” a VC Desenhos vai te ajudar hoje. Nós preparamos um artigo bem legal com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Além disso, trouxemos 4 dicas de como fazer com que as pessoas, enfim, paguem pelo seu trabalho.
Vem com a gente!
Quanto cobrar na hora de vender meus desenhos
Se você chegou até aqui, é bem provável que você espera que a gente diga “por desenho x, cobre y“. No entanto, por mais frustrante que seja, a resposta para a pergunta “como vender meus desenhos?” é… depende!
Sim, eu avisei que era frustrante. No entanto, não tem como precificar o trabalho de uma outra pessoa, uma vez que esse processo realmente depende de uma série de fatores.
Mas não se preocupe. Nós vamos te dar uma luz. Se liga nessas dicas a seguir.
Na hora de passar o preço do seu trabalho, é preciso levar em consideração alguns pontos. Em primeiro lugar, sempre, é: aonde eu quero chegar com os meus desenhos?
Você quer fazer disso sua principal fonte de renda ou é mais um extra no fim do mês? Tendo isso definido, hora de partir para os próximos passos. E, para isso, é importante colocar os custos na ponta do lápis:
- Qual é o meu custo de energia? (luminária, computador, mesa de luz, etc.)
- Qual é o meu custo com material?
- Quanto eu quero ganhar por mês?
- Quantas horas eu gasto em um desenho e quantos eu consigo fazer por mês?
Tendo essas informações, é hora de partir para o cálculo. Você deverá somar todo o seu custo mais o valor que você deseja ganhar por mês e dividir pelo número de horas que você irá trabalhar durante o mês.
Pronto, esse é o valor da sua hora de trabalho. A partir daqui, basta calcular quanto tempo gastará em um trabalho, que você poderá precificar os seus desenhos.
Vender meus desenhos: 4 dicas para fazer as pessoas pagarem pelo seu desenho
Tudo bem, agora você já sabe como precificar o seu trabalho. Mas deve estar se perguntando “ok, e como faço para vender meus desenhos?” Certo?
Se liga nessas 4 dicas poderosas que separamos para você:
-
Monte um bom portfólio
Para ter segurança no seu trabalho, as pessoas precisam conhecer o que você faz. E como você faz isso? Com um bom portfólio, claro. Mas lembre-se: menos é mais. Por isso, coloque só os melhores trabalhos e não esqueça de sempre atualizar a sua “vitrine”.
-
Faça uma boa divulgação
Já diziam os mais sábios: a propaganda é a alma do negócio. Por isso, faça com que o seu trabalho seja visto pelo maior número de pessoas possível. Cria uma página nas redes sociais, faça um site. Ou, se preferir, faça um cartão de visita e distribua para os seus clientes em potencial.
-
Vá aonde o seu cliente está
Não adianta nada montar um site super lindo, imprimir um monte de cartões de visita, mas não fazer ele chegar em quem deve chegar. Por isso, estude bem quem é o seu público e faça esse conteúdo chegar até ele.
-
Invista em você
E por último, mas não menos importante: invista no seu trabalho. Claro! Afinal, não adianta você se questionar “como vender meus desenhos” se não der a ele o valor que merece. A gente sempre tem algo para melhorar. E, para quem ainda não desenha: nunca é tarde para começar.
Por isso, aproveite para dar uma olhada nos nossos cursos. Certeza que pelo menos um vai te ajudar a desenvolver ainda mais as suas técnicas, fazendo atingir outro nível.
Dessa forma, como você viu, não basta só questionar “como vender meus desenhos”. É preciso também aprender a precificar e, além disso, divulgar o seu trabalho.
Portanto, agora que você já sabe como fazer isso, continue acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos os melhores conteúdos sobre o universo dos desenhos.
Até a próxima!