Realista ou Abstrato?  Hoje nós daremos continuidade a nossa série e, para isso, vamos falar sobre essas duas técnicas de desenho.

Se você é novo no mundo dos desenhos e quer saber mais sobre as técnicas e tipos de desenho, então continue acompanhando nossa série.

Entretanto, se você já está neste caminho há um tempo, esta série também é para você. 

Aqui na VC Desenhos nós buscamos ajudar não somente os alunos que não tem a menor experiência com desenhos, como alunos que buscam desenvolver mais ainda suas habilidades. Continue acompanhando. 

Realista

Um dos tipos que mais chamam a atenção, o desenho realista ganha cada vez mais adeptos e pessoas que queiram aprender e desenvolver técnicas e habilidades para que seus desenhos sejam cada vez mais reais.

Você sabe como surgiu esse movimento artístico? A gente conta um pouco para você.

História

Você sabia que o Realismo é um movimento não só artístico, como também literário? 

Surgiu na Europa e foi na França que esse tipo de pintura ganhou força, quando artistas como Camille Corot, começaram a pintar e impulsionar o movimento, retratando, em suas obras, a vida dos camponeses da época.

E isso tudo, sem acrescentar nada à pessoa ou paisagem a ser pintada. Apenas pintando aquilo que realmente era, de forma mais fiel possível.

Lá pelo século XX, o desenho realista herdou, das pinturas do realismo, aspectos super importantes — como por exemplo, a capacidade de representar a realidade como ela é. Sem tirar e nem por.

Características

Como já mencionado, a principal característica do desenho realista é a fidelidade. Isto é, nesta técnica, é super importante representar as pessoas, objetos ou fenômenos, exatamente como são ou foram.

Por conta disso, a impessoalidade do artista é imprescindível. Isto é, as ideias do autor não entram nas artes produzidas. Afinal de contas, não cabem pontos de vistas aqui,

Além disso, também é uma importante característica do desenho realista a valorização dos detalhes. Para um artista, fazer um desenho realista requer muita paciência e observação.

Dicas

Ok, agora que você já entendeu um pouco mais sobre o desenho realista, é hora de começar a praticar.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para você que quer se aventurar nesta técnica:

Em primeiro lugar, é muito importante começar com um esboço. Para os detalhes, comece desenhando levemente para, somente depois, sombreá-las. 

Muita gente acha que para um desenho profissional é necessário ter muitos materiais disponíveis de imediato. Você não precisa esperar ter um material super completo para começar. Lápis, papel e borracha já é o suficiente para começar. Com o tempo, você pode investir em mais ferramentas.

Abstrato

À primeira vista, é comum olhar e não entender qual é a mensagem que está tentando ser passada. Afinal, a principal característica do desenho abstrato é, justamente, negar a estética realista das coisas.

No entanto, não é porque não tem uma forma fácil de identificar as intenções do artista, que um desenho abstrato não tenha importância. Pelo contrário.

Neste tópico, vamos te contar mais sobre a história do desenho abstrato, assim como as características e as dicas para você fazer um.

Vamos lá?

História

A história da arte abstrata começa no século XX. Como já mencionado, surgiu com o intuito de negar a estética mais natural das coisas, presente nas pinturas dos movimentos existentes até então.

É possível dizer que a arte abstrata surgiu a partir do expressionismo, fauvismo e cubismo.

Segundo os artistas dessa modalidade, é possível fazer arte e expressar emoções — a partir de impulsos interiores e sensações — sem, necessariamente, remeter a um objeto literal.

Características

Como já mencionado, uma das principais características do desenho abstrato é a falta de representação de objetos em sua forma natural.

Nesse tipo de desenho, o artista representa suas ideias e emoções a partir de linhas — que parecem aleatórias.

Além disso, no desenho abstrato, existe uma supervalorização de formas, linhas, texturas e, principalmente, cores.

Dicas

Para fazer um desenho abstrato, você não precisa de muita coisa além de lápis, papel e lápis de cor.

Para começar, pode desenhando linhas aleatórias pela folha. Abuse das figuras geométricas e da sobreposição.

Neste estilo de desenho, a arte costuma ser bastante colorida. Por isso, abuse do seu lápis de cor, para colorir cada lacuna do seu desenho.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de desenho, está na hora de começar a desenhar. Acesse já o nosso MegaPack e comece hoje mesmo a desenvolver suas habilidades.

Continue acompanhando o nosso blog, que durante a semana também falaremos de outras técnicas. Aproveite também para compartilhar esse post com seus amigos.

Até a próxima!