Hoje é dia de falar de HQ e Mangá!

Dando continuidade a nossa série, hoje seguiremos falando sobre os tipos de desenhos existentes. 

É claro que as técnicas cada vez mais vão sendo desenvolvidas. Além disso, a arte está sempre se reinventando. Dessa forma, é sempre importante estar por dentro das tendências e de tudo o que está rolando no mundo artístico.

No artigo de hoje, a VC Desenhos irá te contar sobre a história e as características dos HQs e do Mangá. Além disso, trazemos algumas dicas para você que quer começar a fazer esse tipo de desenho. Confira!

História em Quadrinhos

Você pode ter começado a desenhar ontem. Você pode desenhar há anos. Ou então, você pode nunca ter desenhado. No entanto, em algum momento da sua vida você se deparou com as histórias em quadrinhos.

Você sabia, inclusive, que as HQs ganharam o título de 9ª arte? Pois é! As histórias contadas em tirinhas tem tanta importância, que receberam esse título. Esse tipo de desenho acaba sendo muito apreciado pelo público, uma vez que conta histórias de maneiras mais divertidas e despojadas.

História

A primeira HQ foi publicada em 1894, em uma revista dos Estados Unidos. Um pouco mais tarde, o jornal New York World passou a publicá-las oficialmente. 

No Brasil, foi só em 1905 que a primeira revista em quadrinhos foi publicada. No entanto, esse tipo de desenho caiu nas graças do público quando o primeiro gibi inteiramente colorido foi publicado: A Turma do Pererê, de autoria do cartunista Ziraldo, era inspirado na cultura nacional.

Foi nessa mesma década, — a de 60 — que a história em quadrinhos mais famosa do Brasil surgiu. A Turma da Mônica, de Maurício de Souza é publicada em mais de 40 países e tem mais de 14 traduções.

Ao redor do mundo, existem vários personagens de história em quadrinhos emblemáticos. Quem não se lembra da menina Mafalda? E as aventuras de Calvin com seu tigre em Calvin and Hobbes?

Características

É importante ressaltar que as HQs são, não somente tipo de desenho, como também uma forma de narrativas. Dessa forma, uma das principais histórias em quadrinho são os elementos de narrativa.

Isto é, possuem personagens, enredo, tempo, o lugar onde se passa a história, além de sempre ter um desfecho. Além disso, as sequências das imagens sempre visa contar uma história. 

Dessa forma, outra característica das HQs são os balões, em diferentes formas, onde vão os diálogos, ideias e onomatopeias dos personagens. 

Em relação ao desenho, propriamente dito, as formas costumam ser mais realistas e, normalmente, há uma valorização da pose dos personagens. Já os traços, são leves.

Dicas

E, se depois de chegar até aqui, você decidiu que está na hora de começar a se aventurar nas HQs, nós trazemos algumas dicas.

Antes de tudo, você deve ter bem definido quem serão os seus personagens. Com isso, você poderá fazer um estudo sobre as poses e expressões que deverá valorizar no seu desenho. 

Além disso, o tom, enredo e tema da sua história também devem ser claros. Na história em quadrinhos, a diagramação também é muito importante. Use e abuse dos balões de diálogo.

Ah! E não esquece de mostrar para a gente o seu desenho, ok?

Mangá

E como hoje estamos falando de tipos de desenho que não precisa ser nenhum especialista para identificar, vamos abordar sobre o mangá. Essa, que também é uma história em quadrinhos. Mas, neste caso, é de origem japonesa. Além disso, ao contrário das HQs, o mangá tem a leitura feita de trás para frente.

História

O mangá surgiu nos teatros de sombra, da época do Japão Feudal. Artistas viajantes contavam lendas do país em seus desenhos. 

A partir do século XX, os mangás passaram a ser impressos — como livros e também em papel de jornal — fazendo com que a leitura fosse popularizada no país. 

Na década de 40, o Plano Marshall definiu uma verba para que livros japoneses fossem publicados e, com isso, o mangá recebeu um aporte estatal.

Nessa mesma época, HQs vindas dos Estados Unidos serviram como influência para artistas japoneses, que adotaram características próprias para os mangás.

Características

Como já mencionado, uma das principais diferenças do mangá para as HQs é que no caso das histórias japonesas, a leitura se dá de trás para frente.

Além disso, nos mangás, a diagramação não segue um padrão. Ou seja, não existe uma regra que seja fixa para definir a quantidade de fileiras e quadrinhos por página. Podem ter várias ou só uma, por exemplo.

Além disso, também são características:

  • Olhos grandes e com atenção aos formatos, dependendo do que se quer passar;
  • O formato do rosto: queixos pontiagudos e arredondados;
  • Os cabelos são bastante explorados;
  • Figurinos bem elaborados.

Dicas

Se você quer começar a desenhar mangás, pode seguir estas dicas:

  • A pode do mangá é extremamente importante; por isso, valorize-a!
  • Enquanto os olhos são grandes, nariz e boca não tem anatomia muito definida;
  • O desenho é clean e os traços são finos e bem definidos;
  • As cores são mais claras e lisas.

E você? Qual é o seu tipo de desenho preferido? Conta para a gente.

Ah! E agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de desenhos, não esqueça de continuar acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos o melhor conteúdo sobre desenho.