Usar ou não usar uma mesa de luz quando se está aprendendo a desenhar? Com certeza esse é um questionamento que quase todos os que estão iniciando no mundo dos desenhos já se fez.
Isso porque há controvérsias quanto ao uso dessa ferramenta. Há quem diga, inclusive, que se você recorre à ajuda desse mecanismo, o que você faz não é arte.
No entanto, saiba que esse mecanismo pode, sim, ser muito útil para quem está começando, ajudando bastante.
E se você quer saber o que é mesa de luz e para que serve uma, continue a leitura. A VC Desenhos preparou um artigo super legal para te ajudar!
Vamos lá?
Começando do básico: o que é uma mesa de luz?
Não tem muito mistério. Uma mesa de luz é… uma mesa com luz! Na verdade, também podem ser caixas especiais.
Existe hoje no mercado, vários modelos de mesas de luz. No entanto, você pode economizar fazendo a sua própria ferramenta.
Além disso, uma porta de vidro ou uma janela que receba muita luz do sol ou até mesmo luz artificial pode servir como a mesa para você.
O uso básico de uma mesa dessas é transferir um desenho de uma folha para a outra, sem importar qual é o tipo de papel.
É um material fundamental para quem quer aprender a desenhar? Definitivamente, não. Mas ajuda.
Traço livre x Mesa de luz
Para quem está aprendendo a desenhar, essa ferramenta pode ser uma grande aliada.
Afinal, nem todo mundo possui a destreza de desenhar à mão livre assim que inicia neste mundo.
Por exemplo, para reproduzir a figura humana ou fazer os traços da forma mais real possível, este equipamento pode ser de grande utilidade. Mesmo que pareça simples, a mesa faz com que a luz atravesse o papel, permitindo que a imagem da outra folha seja reproduzida.
Usar a mesa de luz é correto?
Não se trata de ser correto ou não. Se trata dos objetivos que você tem ao aprender a desenhar.
Por exemplo: você se preocupa mais em focar na arte final do trabalho ou pretende começar a desenhar a partir de esboços?
Se você respondeu que prefere a arte final, então a mesa de luz pode ser uma ótima aliada para você. Isto é, se você prefere focar no acabamento, como por exemplo, luz, sombra, textura e detalhes, então ela será útil.
Já para aqueles que preferem focar nos esboços, elas servirão mais no início da sua trajetória.
E quais são as vantagens?
Vamos às vantagens de ter uma ferramenta dessas?
1- Agiliza a arte final
Talvez essa seja a principal vantagem/utilidade da mesa. Você pode fazer os traços de um desenho em uma folha e, a arte final — em tinta — em outra folha que estará sobreposta à essa primeira.
2- Você pode fazer mais de um esboço
Você pode ir refinando os seus esboços com a ajuda de uma mesa dessas. Faz o primeiro, mais robusto e vá melhorando nas próximas folhas.
3- Refinar o desenho
Às vezes, pode ser que você precise desenhar o mesmo personagem, por exemplo, várias vezes, apenas mudando uma pose ou outra. Neste caso, a mesa de luz te trará agilidade, uma vez que você usará o primeiro desenho de base.
E você? Já pensou em investir em uma mesa de luz? E conta pra gente, no que você prefere focar: no esboço ou na arte final?
Ah! E não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos nas redes sociais. Com certeza ele poderá ajudar alguém.
E agora que você já sabe mais sobre as vantagens de ter uma mesa de luz, continue acompanhando o nosso blog. Estamos atualizando diariamente com conteúdos completos sobre o mundo dos desenhos.
Até a próxima!