Tão importante quanto ter o dom ou talento para desenhar, é saber como escolher o seu material de desenho.

Isso porque, além das suas habilidades, o seu material irá interferir diretamente no resultado do trabalho produzido por você. Portanto, na hora de escolher o seu material de desenho é importante tomar alguns cuidados, uma vez que é grande a variedade de materiais disponíveis para você colocar em prática as suas aptidões.

O tipo de lápis, qual papel e todas as outras ferramentas disponíveis irão te ajudar no seu processo de criação. Sendo assim, requer uma atenção especial.

No artigo de hoje, preparamos para você um manual com tudo o que você precisa saber sobre como escolher o seu material de desenho. Confira!

Material de desenho para iniciantes

Antes de tudo, é preciso saber que, comparando com outros tipos de arte, o desenho é bem barato e acessível. Claro que é preciso ter em mente que tudo se trata de investimento e, para um melhor resultado, é importante você investir nos melhores materiais que puder.

Entretanto, investir em bons materiais, não significa necessariamente gastar rios de dinheiro com isso. Então, se você está iniciando no mundo do desenho, saiba que existem alguns materiais básicos que irão te ajudar a se desenvolver na arte. Confira:

  • Papel

Nada demais e nem muito diferente das folhas de papel que já estamos acostumados a usar e ver nas escolas. Podem ser folhas sulfite, como as A4 ou A3 — o tamanho você fica à vontade para escolher de acordo com seus gostos e necessidades. A gramatura também.

Se quiser algo mais sofisticado, você pode contar com um sketchbook, que nada mais é do que um caderno de desenhos destinado ao esboço. Ele possui páginas em branco e você pode praticar toda sua arte, colocando as suas ideias nas páginas do seu.

  • Lápis

O mais recomendado para você que está iniciando é que você possua em seu kit de material de desenho lápis HB. Principalmente o 2B, 4B e 6B. Eles irão te auxiliar na hora do processo de criar os efeitos de luz e sombra em seu desenho. Com o tempo e a medida que você for evoluindo, você também irá evoluir no material.

Então, para iniciar, esse são bons lápis para você fazer luz e sombra em seus desenhos.

Você também poderá utilizá-los para contornos, porém eles borram com um pouco mais de facilidade.

  • Borrachas

Você pode utilizar a de sua preferência. Entretanto, as borrachas da marca Staedtler, apesar de terem um preço um pouco mais elevados, são mais eficientes. Isso porque na hora de apagar — principalmente os efeitos de luz e sombra — elas não deixam manchas, como as demais.

  • Lapiseira

Sim, lapiseiras! Por possuírem o traço fino, elas vão se mostrar bem úteis na hora em que você dor produzir os detalhes do seu desenho. Portanto, considere adicionar uma lapiseira ao seu kit de material de desenho. Utilize o grafite HB e, de preferência, de ponta 0.7.

  • Estilete

Usar apontador nos lápis 4B e 6B não é recomendado, por isso, você vai precisar de estilete para apontar os seus lápis HB.

Mas é necessário aprender a utilizar os estiletes para não correr o risco de estragar os seus lápis.

  • Apontador

Você não vai apontar seus lápis HB com ele, mas os seus lápis de cor, sim. Nesse caso, você pode escolher um bom apontador, da sua marca de preferência.

  • Lápis de cor

Para iniciantes, os lápis de cor da Faber Castell atendem bem. Caso seja possível, dê preferência ao de, pelo menos, 48 cores. Como você está iniciando e ainda montando o seu kit de material de desenho, atenção para não pegar os lápis aquarelados. São bons, mas requer técnica.

  • Canetas

As canetas serão úteis na hora da arte final do seu desenho. Existem uma série de canetas que você pode comprar, cada uma recomendada para um fim. Mas, para quem está iniciando, a caneta Futura é uma boa opção, pois ela te dá traços finos, permitindo que você use para detalhes.

Se preferir, você também pode adquirir as canetas stabilo, que possui mais ou menos o mesmo acabamento da caneta Futura, porém são coloridas.

  • Prancheta

Elas irão te permitir uma superfície estável para o desenho. Para iniciantes, uma prancheta A4 já atende bem. Mas, se preferir, pode investir em uma específica para desenhos.

8 materiais para desenhos realistas

Se você já passou da fase de iniciante e já está partindo para os desenhos realistas, a gente te ajuda com uma lista de material de desenho que você precisa ter.

  1. Papel Canson linha escolar 140g/m² ou Canson Desenho 220g/m²;
  2. Lápis H, HB, 2B, 4B e 6B;
  3. Lapiseira 0.05mm;
  4. Esfuminho nº 02;
  5. Mina 0.5mm 4B;
  6. Caneta borracha Tombow 3.8mm;
  7. Caneta Bic sem tinta (você irá usar como boleador);
  8. Lenço de papel para espalhar o grafite.

Esses materiais são fáceis de encontrar. Normalmente, qualquer papelaria tem e, além disso, possuem baixo investimento, não chegando a custar mais do que R$ 0,60.

Aprendendo com quem sabe

Para quem já possui o seu kit de desenho, já tem as noções básicas, mas quer avançar no processo de desenvolvimento da sua arte, é importante contar com a ajuda de pessoas experientes, que já estão no mercado há algum tempo.

Se você já tem domínio no desenho, mas tem medo de colorir, você pode contar com o Curso de Lápis de Cor, desenvolvido pelo professor Victor Carvalho, responsável por impactar mais de 30 milhões de pessoas por meio do seu canal no youtube, o VCdesenhos.

Nesse treinamento exclusivo, você irá aprender técnicas para mesclar as cores, incluindo as cores básicas e você perceberá que nem sempre será necessário possuir uma caixa com 48 cores de lápis de cor para fazer um ótimo trabalho com o seu desenho.

Todos os treinamentos do VCdesenhos são práticos e você conta com a experiência de quem sabe para te ajudar no seu processo de desenvolvimento.

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher o seu material de desenho, continue acompanhando o nosso blog, que sempre traremos dicas e postagens sobre o mundo dos desenhos.