Não tem jeito. Embora de fora pareça ser fácil sentar e desenhar, quando voc6e mergulha nesse universo, percebe que, além de desenvolver bem a habilidade, precisa se preocupar com outras questões, como por exemplo o tipo de lápis para desenho que você deve escolher.
Afinal, o lápis é o material mais importante para um desenhista iniciante. Sem ele e sem o papel, não existe trabalho.
Além disso, para cada tipo de desenho que você queira fazer, existe um lápis indicado. Isso significa que, de imediato, você precisa comprar todos? Definitivamente, não.
Para te ajudar a entender melhor como funcionam os lápis para desenho e como escolher o modelo ideal de acordo com o seu objetivo, a VC Desenhos preparou este artigo bem legal. Nele, falaremos sobre as definições e utilidade de cada modelo.
Vamos lá?
Quais são os tipos?
Não importa aonde você vá, o mundo inteiro usa a mesma escala para definir os tipos de lápis para desenho.
Portanto, a primeira informação importante que você deve guardar consigo é de a que esses lápis são divididos em categorias representadas pelas letras H, B e F.
Como mencionado, essa definição é padrão, adotada em todo o mundo e é definida tanto pela argila, quanto o grafite, presentes nas composições desses tipos de lápis.
Lápis para desenho H
A letra H representa hard, que em inglês significa duro. Portanto, essa letra representa a definição da dureza do lápis.
Portanto, quanto maior for o número que acompanhar a letra H, maior será a dureza do grafite deste lápis para desenho.
E o que isso significa?
Que a aderência deste lápis no papel é mais suave. Portanto, são os lápis mais indicados para ilustrar esboços e também desenhos técnicos — como por exemplo, plantas de arquitetura.
Afinal, os seus traços são mais claros, facilitando que um erro seja corrigido, caso se faça necessário, sem deixar muitas marcas ou borrões.
Lápis para desenho B
Já a letra B representa a palavra black e também bold, que em inglês significa preto e negrito. Sendo assim, diz respeito ao quão escuro é o lápis.
Geralmente, estes lápis para desenhos costumam ser mais macios e possuem grafites com pontas mais grossas e suaves. Claro que também varia de acordo com o número que acompanha. Quanto maior for este número, mais escuro e macio ele será.
Como possui uma família grande, é preciso prestar atenção. Os lápis 2B e 3B são funcionais na hora de fazer esboços; o 3B e o 4B ajudam no efeito de textura. Do lápis 5B em diante, o ideal é para alcançar o efeito de sombreado mais escuro.
Lápis para desenho HB
Este o nome é auto sugestivo. O lápis para desenho HB mescla características dos lápis tipo H com os lápis tipo B.
Sendo assim, são lápis que não possuem características nem dura demais e nem macias demais. Ficam no meio termo.
Por conta desse equilíbrio, são lápis indicados para desenhos técnicos ou até mesmo para escritas.
Lápis para desenho F
A letra F, que representa este tipo de lápis significa fine e diz respeito a espessura da ponta. Isto é, sobre o quão fina a ponta de um lápis é ou não.
Portanto, os lápis F são lápis de pontas finas, geralmente mais utilizados para escrita, contornos e também formas geométricas.
Qual devo escolher?
Sempre respondemos a estas perguntas de forma frustrante. O que isso quer dizer? Que nossa resposta é: depende.
Antes de escolher o lápis ideal para você, defina qual é o seu objetivo e tipo de trabalho a ser realizado. Ah, e claro, também faça uma análise sobre ser possível investir em tipos de lápis adequados.
De uma maneira mais geral, opte por lápis mais duros quando precisar de traçados mais claros e suaves, como por exemplo, para sombras e preenchimento de áreas escuras.
Lembre-se também que, quanto mais duro for um lápis, mais difícil de ser totalmente apagado, sem deixar manchas no papel ele será.
Entretanto, mais uma vez reforçando, a escolha do melhor lápis deverá ser sempre sua, de acordo com o trabalho que pretende realizar a possibilidade de investir.
Agora que você já entendeu melhor sobre o tipos de lápis para desenho, que tal dar uma olhada no nosso canal do Youtube? Lá postamos vários conteúdos práticos para você ser o artista que você quer ser.
Até a próxima!