“Como assim lápis de cor não é tudo igual?!” É bem provável que em algum momento da sua vida você já tenha se perguntado isso ou escutado essa pergunta vindo de alguém para você.
Quando estamos na escola e usamos os lápis de cor somente para aperfeiçoar nossos trabalhos na matéria de Artes Plásticas, é comum que o nosso critério de escolha seja aquele que tem cores que mais nos agradam, mas não nos aprofundamos muito nas especificidades de cada tipo de lápis.
No entanto, ao começarmos a trabalhar com ilustração e, principalmente, pintura, é importante, sim, conhecer a particularidade de cada lápis de cor.
Por isso, para te ajudar, a VC Desenhos preparou este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre lápis de cor, os tipos e como escolher o melhor para você.
Tipos de lápis de cor
Quanto ao tipo, existem três classificações para os lápis de cor:
- lápis de cor à base de cera;
- à base de óleo;
- à base de goma.
Base cera
Esses são aqueles tradicionais lápis de que usamos na escola, que possui a estrutura de madeira. Portanto, justamente por isso, o seu uso é indicado, principalmente, para crianças e adolescentes em fase escolar. Afinal, geralmente são fáceis de usar e possuem uma boa cobertura.
Base óleo
Também conhecido com giz pastel, a tinta desse lápis é à base de óleo, como o tópico sugere. É bem fácil de ser apagado ou corrigido e o resultado da cor depende da pressão aplicada na hora de manusear a ferramenta. Portanto, quanto mais pressão, mais forte será a cor.
Base goma
Os lápis à base de goma também são conhecidos como “aquareláveis”. Isso porque trata-se de um material solúvel em água, e possui como resultado uma cor bem suave. O material também pode ser usado seco, para cores mais vivas. Cai bem para desenhos mais complexos, e, apesar de serem mais caros do que os lápis com base de cera, com a adição de água, provoca um efeito mais bonito nos desenhos.
3 segredos para uma pintura uniforme com lápis de cor
É a quantidade de cera que compõe um lápis de cor que irá definir a maciez dele. Dito isto, vamos aos 3 segredos para um pintura uniforme:
1- Movimento
Ao pintar, é muito importante que você escolha um sentido e siga nele até o final da sua pintura. A direção somente poderá ser mudada quando você também for mudar a área a ser pintada.
2- Ponta
Quanto mais fina a ponta de um lápis, mais fácil o pigmento adere à folha de papel. Dessa forma, escolher um apontador de qualidade e, manter o seu lápis apontado, faz com que você reduza os espaços em branco da sua pintura.
3- Pressão
Deve haver um equilíbrio entre a pressão aplicada na hora de pintar. Se você fizer muita pressão, além do risco de danificar a folha, você não conseguirá trabalhar tons, visto que quanto mais pressão você faz, mais forte fica a sua cor. No entanto, pressão de menos, pode não ser suficiente para alcançar a cor necessária.
E você? Quer aprender a desenhar do zero e, além disso, ter uma super aula sobre como colorir com lápis de cor, criar degradês, criar texturas e aprender como colorir cada objeto? Então acesse agora o nosso Curso de Desenho Completo.
São nove módulos, além de bônus exclusivos que farão você começar a desenhar qualquer coisa, podendo, inclusive, te levar a uma nova profissão.
Ah! E vem aí a 2ª Semana do Aprendiz, na qual você aprenderá os conceitos essenciais para melhorar os fundamentos do seu desenho. O evento será online e totalmente gratuito. Será uma semana de completa imersão, para você que quer aprender a desenhar.
Faça o seu cadastro agora clicando aqui e garanta já sua vaga!