Sobre lista de material de desenho, muitas são as dúvidas para aqueles que estão começando a dar os seus primeiros traços.
“É possível fazer um bom desenho só com o básico?” e “devo investir em um kit de material completo de uma só vez?” são algumas da perguntas comuns que nos deparamos nesta fase.
Para você que está começando e não sabe por onde começar a investir, a VC Desenhos preparou este artigo completo, que na verdade é um guia, com a lista de material de desenho para quem está começando a se aventurar neste universo.
Vamos lá?!
Lista de material de desenho básico
A diversidade de material de desenho que você poderá encontrar hoje disponível para comprar, sem dúvidas, é imensa. No entanto, não importa se você está no nível básico ou no nível avançado. Dessa forma, existem três materiais que formam a base para qualquer desenho, em qualquer nível de desenvolvimento que você se encontre.
Papel
Muitas pessoas ao começar no universo do desenho têm dúvida de qual é o papel ideal para desenhar. Portanto, o ideal é um que seja branco e sem pauta, de preferência. Dessa forma, o papel mais comum é o sulfite A4, aquele que usamos na escola e também para as impressões. Você o encontrará em diversas gramaturas, mas a de 75g é uma boa para começar.
Lápis e lapiseira
Uma das ferramentas fundamentais do desenho. Sendo assim, o grafite do lápis tem papel fundamental na qualidade final dos seus desenhos. Portanto, na hora de investir no seu material de desenho, para as lapiseiras, escolha a de ponta mais rígidas, pois oferecerão mais firmeza aos seus esboços.
Por outro lado, para lápis, dê preferência ao HB para fazer os seus esboços e o 4B E 6B para trabalhar os efeitos de luz, sombra e contorno em seu desenho.
Borracha
Na hora de escolher a sua lista de material de desenho é importante dispensar uma atenção especial à borracha. Afinal, se você não investir em uma borracha boa, seu desenho corre o risco de borrar e desfragmentar. As borrachas de modelo limpa-tipo são as mais indicadas.
Lista de material de desenho para colorir
Se você deseja dar cor aos seus desenhos, eis aqui a lista de materiais que você pode adquirir:
Lápis de cor
O mais básico na lista de material de desenho para colorir. Existe disponível no mercado uma variedade de lápis de cor. Portanto, normalmente, a mais básica vem com 12 cores disponíveis. Para começar esse conjunto ou o de 24 cores é uma boa opção. Com o tempo você pode aumentar a sua coleção.
Aquarela
É a tinta diluída em água. Dessa forma, para um bom resultado, é importante usar a técnica de aquarela em papéis com gramatura superior a 180g, caso não possa usar o papel específico para aquarela, feito à base de algodão. Podem ser encontradas em pastilhas, bisnagas ou líquidas.
Giz Pastel
Pode ser encontrado o giz pastel seco e o giz pastel oleoso. O giz oleoso se assemelha muito ao giz de cera escolar e pode ser diluído e usado com a ajuda de um pincel. Por outro lado, o giz pastel seco é possível utilizar em qualquer papel, mas apresenta uma desvantagem: é quase impossível apagá-lo. Dessa forma, ele dá aparências mais esfumadas e tonalidades mais suaves.
Canetinhas/Markers
Podem ser hidrográficas — aquelas escolares — à base de água ou também à base de álcool. Já as canetas markers também são conhecidas como caneta marcador e sua maior característica é a resistência à lavagem, o que as tornam conhecidas como caneta permanente.
Material de desenho para LineArt
LineArt são desenhos feitos com contornos bem marcados. E para quem gosta desse tipo de técnica, o material de desenho mais indicado é:
Caneta nanquim
Está disponível em diversos tipos e espessuras. Dessa forma, a numeração encontrada neste tipo de caneta representa a espessura da sua ponta que tem desde mais finais, como número 0.05, como mais espessas, como por exemplo, número 8. Possui variação de cor, embora a preta seja a mais usada.
Pen Brush
São canetas cujas pontas se assemelham a um pincel. Seu manuseio não é tão simples, o que requer técnica e paciência. Geralmente, essa caneta é mais utilizada para caligrafias e lettering, além de colorização.
Conclusão
“Estou começando agora a desenhar, preciso investir em todo esse material de desenho?” A resposta é não. Sendo assim, os únicos materiais que são essenciais para você começar a desenhar são papel, lápis e borracha.
O restante é só diferenciais no seu trabalho. Você pode calmamente começar com o básico e ir fazendo um upgrade à medida em que sinta necessidade e seja possível investir.
E você? Qual é o seu material preferido de desenho? Conta para a gente! Ah! E não esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais e continuar acompanhando o nosso blog e o nosso canal no Youtube. Sempre trazemos os melhores conteúdos de desenho para vocês.
Até a próxima!