O desenho é uma das principais formas de se expressar. Desenhando, a gente é capaz de colocar para fora emoções e sentimentos que, talvez, com palavras seja mais difícil. No entanto, não é assim que funciona em todos os tipos de desenho. Você sabia que existe diferença entre desenho artístico e técnico?

Quando desenhamos, estamos representando a nossa realidade de alguma maneira. Seja representando algo pessoal ou algo que, mesmo sem perceber, sempre está à nossa volta.

E é justamente por ser uma representação da realidade — de alguma maneira — que é uma forma de arte variada. Existem vários tipos de desenho, mas é sempre bom saber que existem duas principais bases: o desenho artístico e o desenho técnico.

Ficou curioso para saber quais se existe diferença entre desenho artístico e técnico? Então continue lendo este artigo que a VC Desenhos preparou.

Diferença entre desenho artístico e técnico

O que é desenho artístico?

O desenho artístico é uma das principais bases para as outras formas de artes visuais que conhecemos. Como mencionado na introdução, se trata de uma forma de expressar sensações e emoções. 

Com ele, além de criar esses sentimentos, também conseguimos exercitar a criatividade, criar ideias, fazer críticas, etc.

Desta forma, o desenho artístico não tem obrigação de seguir padrões pré estabelecidos, embora para desenhar qualquer coisa seja necessário ter um mínimo de conhecimento sobre os fundamentos do desenho. 

Isto é, para desenhar artisticamente e, mais do que isso, evoluir na sua habilidade, você terá, sim que dominar algumas técnicas. Mas na hora de decidir o que desenhar, é a sua criatividade quem manda.

E o que é o desenho técnico?

A principal diferença entre desenho artístico e técnico é que o desenho técnico, como o próprio nome já sugere, é um desenho que, obrigatoriamente, deve seguir técnicas, pois, ao contrário do desenho artístico, ele não é feito para expressar sentimentos. 

Afinal, um desenho técnico, geralmente é usado como base para projetos de Arquitetura, Engenharia e também de Urbanismo, além de outras áreas. 

Dessa forma, não seguir padrões e normas poderia resultar em erros inaceitáveis, capazes de comprometer todo o projeto. Inclusive, o desenho técnico possui suas normas que o rege documentadas e estabelecidas pela ABNTAssociação Brasileira de Normas e Técnicas.

Diferença entre desenho artístico e técnico: qual dos dois tipos de desenho é melhor?

Por mais frustrante que seja, esse é um tipo de pergunta para qual não existe resposta. Ou, no máximo, poderíamos dizer um: depende.

E por quê? 

Porque para responder a este questionamento, é preciso responder a outros, como por exemplo: você prefere ter uma liberdade maior para criar ou prefere seguir regras?

Além disso, com o desenho você prefere seguir uma carreira mais artística ou carreira técnica? Além do desenho e das artes em si, você também curte matérias como cálculos — muito usado nas áreas de Engenharia e Arquitetura?

Dessa forma, o melhor tipo de desenho vai depender de quais são os objetivos em relação à diferença entre desenho artístico e técnico: se expressar mais livremente, ou desenhar seguindo regras. 

Conclusão

A principal diferença entre o desenho artístico e o desenho técnico é que, enquanto um não tem compromisso com a realidade — o desenho artístico — o outro precisa representar fielmente as coisas como realmente são.

Afinal, dependendo o objetivo final do seu desenho técnico, uma pequena diferença no desenho, pode comprometer o trabalho final.

Já no desenho artístico, por se tratar de uma forma de expressão, o autor é livre para criar suas composições de acordo com sua imaginação e criatividade.

E se que você quer saber quais profissões pode seguir a partir do desenho, que tal dar uma olhada no nosso artigo sobre viver de arte?

Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Você pode ajudar algum amigo.

E agora que você já sabe qual é a diferença entre desenho artístico e desenho técnico, continue acompanhando o nosso blog, que diariamente trazemos os melhores conteúdos. 

E, para você que está começando a desenhar ou quer se aprofundar ainda mais, não pode perder a 2° Semana do Aprendiz. Um evento online e totalmente gratuito no qual abordaremos sobre a essência do desenho. 

Faça sua inscrição agora clicando aqui e não fique de fora!

Até a próxima!