Alguma vez você já ouviu falar em desenho gestual? Talvez muita gente não pense nisso, mas não é somente nos esportes que é necessário um aquecimento antes de começar o “pra valer”.

Pois é! No mundo dos desenhos, também é necessário aquecimento. Isso porque, para desenhar, é preciso que sua mente e músculos estejam conectados. Por isso, antes de começar um desenho mais elaborado, fazer um aquecimento pode te ajudar.

E é aí que entra o desenho gestual. Uma das atividades mais usadas na hora de aquecer antes de começar o trabalho.

Mas, se você não sabe o que é isso, não se preocupe. Hoje a VC Desenhos traz um artigo completo sobre o que você precisa saber para fazer seus desenhos ganharem mais movimentos, a partir da técnica de desenho gestual. Continue a leitura!

O que é desenho gestual

Antes de te dizer como fazer os seus desenhos ganharem mais movimento com a técnica, é importante que você saiba o que é o desenho gestual.

Desenho gestual é quando a gente tenta reproduzir o movimento da figura e não sua forma. Isto é, quando reproduzimos o gesto do objeto ou personagem representado.

Dessa forma, é essa técnica que permite mais fluidez ao nosso desenho. Vale ressaltar que o desenho gestual não é apenas para figuras humanas. Alguns objetos estáticos, como uma montanha, por exemplo, por mais estáticos que sejam, ainda possuem um movimento.

desenho gestual

Sendo assim, essa técnica é responsável por dar um pouco mais de vida para o seu desenho. Isto é, através do movimento, ela faz com que a interpretação do desenho seja mais assertiva.

Dessa forma, o desenho gestual pode ser um ótimo exercício de aquecimento, uma vez que te ajuda a melhorar o traço do seu desenho e também a proporção. Afinal, praticar essa técnica permite que sua mão fique mais leve na hora de desenvolver os traços.

Por que é importante aprender desenho gestual

Basicamente, um dos principais motivos para você aprender desenho gestual — além de dar mais movimento ao seus desenhos — é o de permitir que você capture movimentos de forma rápida. Isso trará mais dinamismo ao seu trabalho.

Isso porque, quando falamos de movimento, não estamos falando somente das poses mais explosivas, como um pulo, por exemplo. Falamos também de um olhar, ou de uma outra pose de ação. 

É comum a gente pensar que a coluna vertebral de um personagem é o mais importante na hora de imprimir movimento no desenho. 

No entanto, é a partir da linha de ação que a gente define a forma que a gente quer que o nosso desenho tome. 

Isto é, é a partir da linha de ação que a gente pode começar a fazer o rascunho dos membros, do torso e da cabeça do nosso personagem. No entanto, lembre-se que é importante manter essas linhas sempre fluidas.

E como praticar?

Assim como tudo no mundo do desenho, desenvolver suas habilidades para desenho gestual, requer prática.

Antes de tudo, é necessário saber que não precisa de muito material para começar a treinar a técnica. Papel, lápis e uma — ou duas — canetas já são o suficiente. 

Você pode começar observando bem o cotidiano ao seu redor. Caso tenha pessoas para ajudar, pode pedir que posem para você, mudando a pose rápido, enquanto você observa.

Mas se ter um “modelo vivo” parece demais para você, está tudo bem. Existem alguns sites nos quais você pode treinar. Listamos alguns:

Você pode ir testando os sites para ver com qual se identifica mais. 

E é claro. Você pode completamente aprender a desenhar do zero e desenvolver técnicas avançadas sozinho. Mas, no autodidatismo sempre vão haver limitações.

Por isso, uma forma de ajudar a fazer você melhorar, não só no desenho gestual, mas em todas as suas técnicas, é fazendo um curso de desenho, no qual um professor poderá te acompanhar, te ajudando a evoluir.

Com o nosso MegaPack, você poderá atingir um novo nível nos seus desenhos. E é sempre bom lembrar que o nosso curso é voltado tanto para quem nunca desenhou, quanto para quem já tem prática, mas quer potencializar ainda mais suas habilidades.

Como vimos aqui, o desenho gestual é importante para ajudar a dar mais fluidez e movimento para o seu desenho. Utilizar ele como exercício de aquecimento pode te ajudar muito a soltar a mão na hora de começar um trabalho. 

Portanto, agora que você já sabe mais sobre desenho gestual, continue acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos conteúdos completos sobre o universo do desenho.

Até a próxima!