Antes de mais nada, você precisa saber que para ser um desenhista freelancer será necessário, na maioria esmagadora das vezes, que suas ilustrações sejam criadas num meio digital. Se você não sabe como fazer isso, ou por onde começar, leia nosso artigo como fazer pintura digital? e ganhe dinheiro com o que gosta de fazer.
- Tenha um portfólio
Para você que deseja vender as suas horas de trabalho, é necessário ter em mente que sem um portfólio dificilmente você irá conseguir clientes.
Mas o que é o portfólio? O portfólio é um lugar onde você reúne os seus trabalhos, a fim de expô-los para que terceiros tenha a oportunidade de conhecer, antes mesmo de comprar. É uma prévia da qualidade do serviço que você está oferecendo.
Para saber mais, acesse como criar um portfólio
- Divulgue o seu trabalho
Sabemos que para vender qualquer produto ou serviço que seja, é necessário que haja o mínimo de empenho na divulgação, pois, afinal de contas, é através dela que outras pessoas saberão da sua existência como alguém que é um ilustrador freelancer.
Há vários meios de divulgação que você pode investir, atualmente. Como:
- Instagram: o instagram é ótimo para quem está começando, e até para quem já vive e sobrevive de trabalhos artísticos e freelancer, pois é uma rede social com o foco principal na publicação de imagens (e olhe só, ilustrações são imagens!). Se definida uma estratégia de marketing, minimamente, consciente, o instagram será seu aliado para o resto de sua carreira;
- Cartão de visita: o cartão de visita é fundamental para ser lembrado a longo prazo. Um investimento que irá atrair clientes dos mais variados, desde aqueles que se antecedem e pesquisam preços e qualidade nas obras, até aqueles que precisam disso para ontem, e foi hoje que achou o seu contato;
- Marketing boca a boca: há várias maneiras de incentivar o marketing boca a boca (a mais potente estratégia de marketing), bem como se dedicar ao máximo a cada trabalho entregue, para que o cliente sempre retorne, se fidelizando, e trazendo consigo novos interessados, até fazer alguns trabalhos gratuitos para que mais gente possa conhecer o seu trabalho;
- Sorteios: a prática de realizar sorteios, principalmente em meios digitais, vem se normalizando com o tempo, e é uma ótima estratégia para quem quer ganhar visibilidade em meio a seu campo de trabalho. Principalmente quando o sorteio envolve marcar mais alguns amigos para que o concorrente seja validado com um dos candidatos que pode vir a ganhar algum prêmio;
- Feiras: a participação de eventos e feiras vai ampliar seu paradigma em relação ao público. Agora não é mais pessoas abstratas que interagem contigo, e sim as que estão na sua frente, querendo tirar dúvidas, tocar nos desenhos, até ser desenhado por você.
Tido isso em mente, que é necessário ter uma meta, uma lógica, uma estratégia de divulgação do seu trabalho para que possa alcançar o mais vasto público que for possível, partimos para a outra etapa: como encontrar pessoas que querem contratar o meu trabalho?
Além de, possivelmente, surgirem vários clientes através da divulgação somente, há a possibilidade de “procurar no lugar certo”. E, normalmente, esses lugares são plataformas online que consegue conectar pessoas de todo o mundo em tempo real.
- Se cadastre em plataformas freelancer:
Há várias plataformas online onde você pode encontrar pessoas que querem contratar, temporariamente, gente para realizar um trabalho pontual, ou um projeto. Cada plataforma tem os seus termos e condições, e cabe a você procurar a que mais se encaixa em seu perfil.
Abaixo serão listadas algumas plataformas para freelancers:
- 99 freelas: dá oportunidades para profissionais de diversas áreas, bem como ilustradores. Ela é gratuita, porém dá certa vantagem para freelas assinantes de algum de seus planos, como a redução da taxa cobrada por trabalho, bem como o destaque em propostas enviadas para contratantes;
- Workana: seu cadastro é gratuíto, porém há a opção de assinar um plano premium para ter vantagem sobre outros freelas. Não é permitido fazer negociações fora da plataforma;
- Freelancer: uma das maiores plataformas do mundo, pode-se cadastrar sua conta gratuitamente e se candidatar a um ou mais tipos dos vários serviços oferecidos;
- Prolancer: além das similaridades com as outras plataformas, a prolancer possibilita que haja um contato constante entre contratante e contratado, através de videoconferências e sistemas de mensagens;
- NearJob: nessa plataforma, o cadastro é totalmente gratuito para ambas as partes, nem a cobrança de valores mensais ou pacotes de assinaturas ou lances. o único valor cobrado é referente ao anúncio de trabalho, pago pelo contratante, e valores de comissão de 5% ;
- GetNinjas: startup nacional que não cobra taxas do que você recebe por trabalho, e sim uma mensalidade para fazer parte dos colaboradores do site, além de ter uma abrangência maior em serviços disponíveis.;
- Fiverr (VintePila): uma plataforma, internacional, que permite fazer propostas, mais rápidas, com o valor mínimo de 5 dólares.;
É essencial saber que, assim como em qualquer ramo da vida, as plataformas também apresentam vantagens e desvantagens. Cabe a você ponderar as opções e estabelecer em qual, ou quais, pretende ficar.
- Empreendedor criativo independente
Será que você vai querer estabelecer uma carreira freelancer, sempre prestando serviços a terceiros e sem nenhum trabalho autoral?
Para muitas pessoas, ser freelancer é um objetivo a curto prazo, uma ponte entre o agora e o depois. Muitos ilustradores têm o sonho de fazer sucesso com suas criações, mas, enquanto isso, precisam ganhar dinheiro de alguma forma.
Se você quer empreender na carreira criativa independente, saiba que ser freela antes te dará experiência e autoconhecimento de maneira extraordinária.
Existem várias maneiras de ser um empreendedor criativo independente, entre elas é continuar seguindo as estratégias de marketing anteriormente citadas, agora direcionadas para o seu trabalho autoral.
Ser freelancer, certamente, é a melhor forma de ganhar dinheiro sem um grande investimento inicial, pois, além de ganhar experiência na área e oportunidade de organizar um portfólio, os freelas, em sua maioria esmagadora, estarão fazendo o que gostam, e quando querem (ou precisam), mas de qualquer forma, é um tipo de trabalho muito livre: o que não significa que não haverá responsabilidades.
Inclusive, a tendência é que a responsabilidade seja ainda maior, quando se trabalha por conta própria, pois você precisa cumprir metas combinadas por você e pelo seu cliente, além de entregar um trabalho de qualidade, desenvolvido no tempo proposto.
Por isso, fique sempre de olho nos prazos.