Muitas pessoas, a procura de um trabalho ideal ou projetos freelancers, usam um portfólio para se destacar dos demais concorrentes. Ter um portfólio é uma ótima estratégia para a promoção dos seus serviços.

Um portfólio é um conjunto de obras ou trabalhos realizados por uma empresa ou um profissional. Existem vários tipos de portfólios, cada um contemplando o seu propósito, como por exemplo, há portfólios de empresas e portfólios de pessoas físicas.

Os portfólios de empresas são, normalmente, divididos em categorias, de acordo com cada departamento. Ele armazena todos os projetos já executados, assim como os que estão em andamento.

Já os portfólios de pessoas físicas são muito peculiares, dependendo do tipo de trabalho que se pretende apresentar.

Alguns exemplos de portfólios individuais são: portfólios para artistas, portfólios para designer, portfólios para estudantes, portfólios para arquitetos, portfólio para redatores, e etc.

Além disso, ter um portfólio é bem mais que ter um currículo. Enquanto o portfólio apresenta, concretamente, tudo aquilo que você é capaz de realizar, um currículo apresenta aquilo que, teoricamente, você é capaz de realizar. Por isso, muitas empresas, exigem um portfólio.

Sabendo, agora, da importância que é ter um portfólio na manga, sempre que necessário, vamos entender melhor o que é um portfólio para artista, qual a importância para ter um portfólio para artistas e tipos de portfólios para artistas.

PORTFÓLIO PARA ARTISTAS

Um portfólio para artistas não foge, em nada, do conceito de um portfólio. É um lugar, virtual ou físico, onde são reunidos os melhores trabalhos realizados, a fim de promover seus serviços.

Carregando em si, então, os melhores projetos, pode, além de promover os serviços e projetos, agregar valor às qualificações do ilustrador.  

O portfólio é a sua vitrine. Assim como a vitrine de doces de uma padaria. O que faz você querer comprar é, além dos doces e pães serem bem executados e atraentes, a disposição que eles estão colocados ali é friamente calculado.

Como uma vitrine, proporciona amostras do potencial. Sendo assim, é importante que tenha, pelo menos, uma amostra de cada tipo de trabalho que você é capaz de executar. Deixe bem claro, se verdade for, que você é uma pessoa pró ativa e que sempre aceita desafios.

Os portfólios, ainda, podem carregar em si projetos em andamento – para mostrar, detalhadamente, partes do processo em execução.

A seleção dos melhores trabalhos é de suma importância. Quando se é um portfólio de artista, mais ainda.

Pois, diferentemente de um portfólio acadêmico, por exemplo, que reúne quase que todos os trabalhos executados da vida na academia, um portfólio para artistas, deve ter, no máximo, 20 dos trabalhos mais marcantes na história profissional do artista.

Mesmo que você tenha mais de 1.000 trabalhos executados, é importante o lapidar, para, inclusive, não ficar massante. Coloque, apenas, suas melhores amostras.

COMO EU POSSO FAZER O MEU PORTFÓLIO DE ARTISTA?

Antes de apresentar algumas opções de aonde fazer, vamos apresentar sugestões de como fazer.

Primeiro, você precisa definir um objetivo para o seu portfólio. Só assim você vai saber quais trabalhos selecionar.

Qual o tipo de projeto que você pretende pegar? Quer trabalhar por conta própria ou contratado? É um portfólio para freelancer? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de estabelecer o seu objetivo.

Como já mencionado antes, você deve, depois de definir um objetivo, selecionar os seus melhores trabalhos nesse perfil. Não se esqueça de dar os devidos créditos para parceiros envolvidos nos projetos – se haver.

Na hora de organizar o seu portfólio, selecione os trabalhos em ordem de importância. Assim, quem está vendo-o, terá uma ótima primeira intenção: o que o motivará para continuar vendo.

A qualidade das imagens e o alinhamento, além de não deixar nenhum espaço em branco aleatório, irão dar um melhor acabamento, além de deixar, esteticamente, agradável.

Não se esqueça que a capa é uma das coisas mais importantes para um portfólio, assim como é para o livro. Não tem jeito, as pessoas ainda compram – e arrisco dizer que sempre comprarão – um livro pela capa.

Você pode escolher a sua capa como um conjunto de todas as suas técnicas profissionais no ramo artístico, ou até mesmo escolher uma ilustração – a que você julga a melhor.

Aqui tem um vídeo meu onde mostro como você pode criar seu portfólio que fature todos os dias:

Depois do norte dado, vamos ver como eu posso ter um portfólio: fisicamente, digital ou online?

TIPOS DE PORTFÓLIO

Há vários tipos de portfólios, para você que deseja divulgar seu trabalho. É importante lembrar, que cada tipo contempla um objetivo diferente. Temos o tipo físico, digital e online.

  • Portfólio físico

O tipo físico é o mais comum para você que tem uma empresa física, e recebe, sempre, clientes presenciais. Ele estará a disposição para o folheamento dos interessados, seguindo alguns requisitos mais importantes, citados no tópico acima, para uma melhor apresentação.

O portfólio físico é bem comum em estúdios de tatuagens, ou para aquelas pessoas que vão para uma entrevista de emprego que o exigem.

É interessante você ter materiais de boa qualidade para a apresentação do seu trabalho, como boas folhas, em formato A3 ou A4, e uma pasta de qualidade.

  • Portfólio digital

O tipo digital são, normalmente, salvos em arquivos de formato em PDF. Apresenta vantagem de uma melhor versatilidade na hora do envio, além da facilidade que é abrir um arquivo nesse formato.

Mas atenção, tome cuidado ao enviar, loucamente, para grandes corporações, pois, muitas vezes, ele ficará perdido no meio de tantos e-mails.

Ao invés disso, seria, nesse caso, mais interessante fazer um portfólio online.

  • Portfólio online

Além de ficar mais agradável aos olhos na hora da apresentação, um portfólio online é bem mais interativo, pois pode seguir a lógica de clics.

Podendo, até, selecionar um pouco mais de 20 trabalhos para a exposição, pois a visualização se dá de forma orgânica (bem parecido quando você entra no instagram de alguém e acaba vendo as 2.000 imagens que essa pessoas tem).

Para fazer um portfólio online, há várias plataformas que já deixam o formato pronto para você incluir os seus dados (além de dar a opção de formatação).

Essas plataformas costumam ser bem intuitivas, não causando grandes problemas na hora da organização do trabalho. Podendo, ainda, disponibilizar o seu contato para possíveis interessados em seus serviços.

Selecionamos algumas plataformas mais famosas para você:

  • Behance;
  • DeviantArt;
  • WordPress;
  • Cargo;
  • Collective;
  • Wix.

Escolha a que melhor se encaixa na sua proposta, ou a que você apresenta mais facilidade para se dar, e monte seu portfólio online agora mesmo.

E, como já vimos, que para ter um bom portfólio é necessário ter um bom trabalho para apresentar, aprimore agora as suas habilidades com algum curso do VCdesenhos. Lá você encontra os ensinamentos das mais variadas técnicas, de acordo com o objetivo almejado.