Quer aprender a desenhar do zero, mas não sabe como? Então, este artigo é para você.
Não é raro encontrar pessoas que, ao pegar em um lápis e papel e começar a desenhar, consiga produzir traços muito bem feitos, mesmo que nunca tenha praticado o desenho e nem mesmo estudado sobre isso.
Isso porque — embora não seja exclusividade — desenhar também é um dom. Há pessoas que praticamente já nascem com esse dom e, ao longo da vida, apenas vai aprimorando e desenvolvendo suas habilidades.
No entanto, você sabia que também é possível aprender a desenhar do zero? Isso mesmo! É completamente possível desenvolver essa habilidade, mesmo que até agora você mal saiba fazer bonecos de palitinhos.
É claro que você não vai ser o expert da noite para o dia. Mas com bastante treino, dedicação e persistência, você consegue, sim, ser capaz de aprender a desenhar.
E se você quer saber como aprender a desenhar do zero, continue lendo este artigo completo que a VC Desenhos preparou. Ainda separamos 4 dicas para você.
Aprender a desenhar do zero: por onde começar?
Durante os nossos primeiros anos na escola, quando ainda estamos nos desenvolvendo, é muito comum que a gente tenha bastante contato com o desenho. Primeiro, porque o desenho é uma das atividades mais importantes na hora de desenvolver a coordenação motora.
Além disso, é normal que a criança tenha interesse nesse tipo de atividade. No entanto, também é muito comum que, ao passar dos anos, muita gente deixe essa atividade de lado — uns por achar que não levam jeito, outros por não ter interesse mesmo. Mas você sabia que é completamente possível aprender a desenhar do zero?
Um dos primeiros passos que você deve dar para isso é aprender a desmistificar as figuras. E o que isso quer dizer? Que é necessário desconstruir os elementos que compõem um desenho.
Não está entendendo? Deixa a gente explicar:
O princípio básico de todos os desenhos são as formas geométricas. Um rosto, por exemplo, é um círculo. O nariz, um triângulo. Já a boca, é um retângulo.
Viu só como não é tão difícil? Quando a gente começa a ter esse olhar e perceber as formas geométricas básicas que constituem os desenhos, a gente percebe que aprender a desenhar do zero não é um bicho de sete cabeças.
É claro que existem várias técnicas de desenho e para aprender a desenhar. Mas, com certeza, essa é uma das mais básicas.
O caminho para aprender a desenhar do zero
Como mencionado no tópico anterior, o primeiro passo para aprender a desenhar do zero é enxergar as coisas de forma mais simples. Isto é, percebendo as linhas, triângulos, círculos, quadrados, retângulos e etc., que se combinam e formam imagens.
Além disso, para começar, é muito importante treinar por meio do esboço. Ou seja, comece a reproduzir as imagens de sua cabeça, a partir de formas básicas, para que o seu cérebro possa reaprender as habilidades.
Se você não consegue fazer formas geométricas à mão livre no princípio, você pode começar fazendo por linhas pontilhadas.
Após entender o básico, é hora de começar a evoluir. Isto é, hora de começar a treinar os objetos tridimensionais. Lembre-se, os objetos tridimensionais têm frente, trás, direita, esquerda, cima e baixo.
É muito importante também prestar atenção no material que você tem disponível para aprender a desenhar do zero. Afinal, dependendo da técnica que você mais quiser aprimorar, podem ser necessários materiais específicos.
A partir daqui é exercitar a sua criatividade e treinar bastante para, cada vez mais, desenvolver suas habilidades.
4 dicas para aprender a desenhar do zero
Agora que você já sabe o caminho das pedras para aprender a desenhar do zero, preste atenção nessas dicas que a gente separou para você:
1- Comece pelo básico
E esse você já sabe qual é. Dedique alguns dias para treinar bastante as formas básicas, sem se preocupar em dar formas mais complexas. Treine bastante seus círculos, linhas, quadrados e etc., até que você seja capaz de reproduzi-los à mão livre.
2- Tenha disciplina
Como tudo o que você pretende aprimorar na vida, aprender a desenhar do zero exige disciplina. Afinal, é a constância que irá te levar a caminhos distantes. Estipule uma rotina de treinamento, além de objetivos. A cada dia, você verá suas habilidades evoluírem
3- Use o material que tiver
Não precisa esperar comprar todos os tipos de lápis e todas as variedades de papel para começar a treinar. Comece com o que tenha e, gradativamente, vá investindo no seu material. Mais importante do que as ferramentas, é a técnica.
4- Invista em um curso
Não pense que não é possível aprender a desenhar do zero completamente sozinho. É claro que é. Mas, com certeza, investir em um curso irá fazer com que você ganhe tempo e desenvolva suas habilidades muito mais rápido. Com o nosso MegaPack, por exemplo, você aprende em 77 aulas o que, normalmente, um aluno levaria um ano para aprender.
E você? Está esperando o que para aprender a desenhar do zero agora mesmo? Acesse os nossos cursos e desenvolva, de forma rápida, suas habilidades.
1 Response to "Como aprender a desenhar do zero"
[…] Inclusive, neste artigo aqui do blog, te mostramos qual caminho você deve percorrer, caso queira aprender a desenhar do zero. […]