A arteterapia é um tipo de terapia que utiliza as artes como via para ajudar a combater e sanar transtornos psicológicos, como por exemplo: traumas passados, bloqueios pessoais, além de outros transtornos. Dessa forma, podemos afirmar que o desenho ajuda a combater a depressão.

Além da finalidade terapêutica, a arteterapia também ajuda no desenvolvimento pessoal, no autoconhecimento, além de ajudar as pessoas na hora de se expressarem. 

Portanto, para te ajudar a entender como o desenho ajuda a combater a depressão, a VC Desenhos preparou este artigo, com tudo o que você precisa saber sobre arteterapia e como ela pode ser importante.

desenho ajuda a combater a depressão

Para que serve a arteterapia?

Embora tenha surgido para fins exclusivamente terapêuticos, atualmente a arteterapia ampliou o seu âmbito de atuação. Portanto, é uma grande aliada na hora de promover o autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades, como por exemplo, a criatividade, percepção, intuição, entre outros.

No geral, o desenho ajuda a combater a depressão por meio da arteterapia, uma vez que ela é capaz de alcançar áreas em que a terapia verbal não pode alcançar. Dessa forma, é muito utilizado no combate à depressão, estresse, ansiedade, além de problemas como fibromialgia e transtornos alimentares.

Como o desenho ajuda a combater a depressão

Tanto o desenho, quanto a arte, no geral, são capazes de fazer com que a gente desenvolva habilidades interpessoais, fazendo com que a gente se comunique com o ambiente ao nosso redor de forma mais leve. Afinal, a gente desenvolve a habilidade de se expressar de forma mais fácil.

A seguir, confira algumas formas como o desenho ajuda a combater a depressão:

Expressão de sentimentos

Muitas vezes não é fácil colocar para fora tudo aquilo o que sentimos e pensamos. Portanto, embora para algumas pessoas isso não vá se tornar problemas maiores, para outras isso pode desencadear uma ansiedade ou depressão.

Dessa forma, o desenho desenvolve a expressão, nos fazendo externar pensamos e sentimentos que temos mais dificuldades em expor.

Mudança de hábitos

Enfrentar nossas emoções e sentimentos de maneira criativa nos proporciona a oportunidade de mudar de hábitos e comportamentos que, muitas vezes são prejudiciais, principalmente, para a nossa saúde mental. Por exemplo, usar o desenho como ponto de fuga quando se está passando por uma situação triste, pode ajudar a externar emoções e amenizar os impactos.

Desenvolve emoção e criatividade

Não é novidade que um dos maiores benefícios do desenho é o desenvolvimento da nossa imaginação e criatividade. E, embora muitas vezes a gente pense que essas habilidades só ajudam na hora de desenhar, a verdade é que em muitos aspectos e áreas da nossa vida, a gente precisa de criatividade para se sair melhor.

Identifica nossas preocupações

Ao colocarmos para fora em forma de desenho aquilo que, internamente, está nos preocupando, nos ajuda a identificar o foco das nossas preocupações, além de fazer a gente enxergar com mais clareza, conceitos que, às vezes, são difíceis de entender.

Aumenta a capacidade de comunicação

Poder externar aquilo que, às vezes, é difícil de colocar para fora de forma verbal é uma das formas de como o desenho ajuda a combater a depressão. Portanto, a capacidade de se expressar, também aumenta a sua capacidade de comunicação.

Diminui ansiedade e estresse

Praticar atividades que estejam ligadas à arte oferece experiências capazes de diminuir a ansiedade e também os níveis de estresse de uma pessoa. O desenho também é uma forma de terapia, auxiliando as pessoas neste quesito.

 

Conclusão

Como você viu, a arte tem papel importante na hora de ajudar a manter a saúde psicológica das pessoas em dia. Aliada à terapia, é uma ferramenta bastante eficaz. Vale lembrar que, embora a gente tenha focado mais em mostrar como o desenho ajuda a combater a depressão, existem outras formas de arte que também são bastante eficientes.

Lembre-se que, em caso de doenças e transtornos psicológicos, consultar um profissional de saúde mental é muito importante e que o desenho e as artes são terapias aliadas, mas não substituem totalmente o tratamento profissional.

Agora que você já sabe como o desenho ajuda a combater a depressão, continue acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos os melhores conteúdos sobre o universo do desenho para você.

E pra você que quer aprender a desenhar do zero, confira o nosso MegaPack, um curso de desenho completo que te ajudará a elevar o seu nível de desenvolvimento.

Até a próxima!