Antes de você tentar convencer qualquer pessoa, sobre qualquer coisa, é importante que você tenha claro o porque você está fazendo isso.

Depois disso, é de suma importância estabelecer metas para tal. A arte do convencimento se dá com argumentações. Dificilmente você vai conseguir convencer alguém, por exemplo, que o céu é azul sem dar boas  argumentações a isso.

O mesmo se dá para convencimentos, aparentemente, sem lógicas. Você, facilmente, poderá convencer alguém que estamos no paraíso ou inferno, basta ter ótimas argumentações.

Por isso, a dica deixada aqui, é: saiba argumentar com os seus pais na hora de tentar convencê-los que você quer ser um desenhistas.

Para isso, separamos alguns exemplos para você. Continue conosco.

A IMPORTÂNCIA, PARA VOCÊ, DE SER UM DESENHISTA

Sabemos que todos os pais, ou a maioria dele, querem ver os seus filhos felizes e realizados profissionalmente. Então apele para o lado emocional.

Mas cuidado, sem dramas. Se você não for delicado sem ser chato. Se não mostrar, detalhadamente, como é importante para você seguir essa profissão, dificilmente eles vão acreditar em você.

Tenha em mente o porque você quer ser um desenhista. Qual o seu objetivo com isso. É um sonho de criança ser um autor de anime, como o Masashi Kishimoto?

Antes de tentar convencer os seus pais, você precisa convencer a si mesmo.

Para isso, separamos alguns exemplos para você. Continue conosco.

APRESENTE OS PRÓS E CONTRAS DA PROFISSÃO

Como tudo na vida, a carreira de desenhista está cheia de prós e contras.

Basta você ponderá-los e tomar partido diante a isso.

Lembrando, também, que essa polarização não é absoluta. Ou seja, o que pode ser um pró para você, pode não ser para outra pessoa, mas, convenhamos, ganhar dinheiro será sempre um pró.

Na hora de convencer os seu pais, é interessante que você apresente muito mais os prós, do que os contras. Porém, nunca deixe de apresentar as dificuldades que possivelmente, você irá enfrentar. Pois todos sabemos que nem tudo são flores – e os seus pais mais ainda.

Além disso, se você apresentar somente o lado positivo da coisa, muito possivelmente sua mãe ou o seu pai vão achar – e com razão – que você está ocultando coisas, e que talvez, por isso, não seja uma boa escolha continuar com essa ideia.

Alguns prós da profissão:

  • Você trabalhará com o que gosta;
  • Se for um desenhista freelancer, escolherá o seu próprio horário;
  • Se estabelecer uma carreira empreendedora independente, terá fãs;
  • Trabalhará de casa;
  • Viagens culturais, a fim de aperfeiçoar seu trabalho no meio artístico;
  • O custo de investimento é super baixo, e o retorno pode ser enorme.

Contras:

  • Os prazos podem ser apertados;
  • Terá que trabalhar muito, principalmente no começo;
  • Às vezes, o retorno financeiro pode não ser o que você quer;
  • Público pequeno.

APRESENTE DESENHISTAS DE SUCESSO, NO BRASIL

Nada melhor do que garantir que tudo que você falou pode vir a ser real, sem exemplos concretos. Principalmente um exemplo perto, que tem ou teve condições parecidas com a sua, no começo.

Por isso, é importante, apresentar desenhistas que podem ser considerados de sucesso, aqui do Brasil, e mostrar que, talvez, você pode começar de uma maneira similar.

Por isso, selecionamos alguns ilustradores brasileiros para te dar argumentação:

  • Maurício de Sousa: sua principal criação é a série “Turma da Mônica”, que narra a história de uma turminha muito sapeca e inteligente. Na medida do possível trazendo assuntos normalizados a tona. site para mais informações:  http://turmadamonica.uol.com.br
  • Pedro Leite: sua principal criação é “Sofia e Otto”. A definição, pelo próprio autor é que “é uma série de quadrinhos que aborda o cotidiano de uma família moderna de maneira crítica e divertida. Cada indivíduo expressa sua personalidade de uma maneira não convencional, refletindo sobre os diversos temas abordados.”. Para mais informações: https://www.sofiaeotto.com.br/sobre
  • Luciano Freitas: Sua principal criação é a sequência de quadrinhos sobre a Lena, uma jovem personagem ruiva, sem olhos e nem boca, que vive em conflitos da idade. Para mais informações: https://www.instagram.com/namiradalena

MOSTRE A AMPLA OPÇÃO DE MERCADO DE UM DESENHISTA

Até agora você apresentou, na teoria, como é a carreira de um desenhista. Porém, sabemos, que nem todos desenhistas trabalham com a mesma coisa e a profissão ainda não é regulamentada.

Agora está na hora de apresentar, concretamente, com o que você poderia trabalhar. Afinal de contas, isso enriquece o seu argumento, apresentando estabilidade no que você está falando.

Além disso, já tenha claro qual o seguimento você quer seguir, não importa que haja uma mudança de opinião, posteriormente. O importante é argumentar agora.

Existe, ainda, dois tipos de profissionais que trabalham como ilustradores: aqueles que trabalham com material físico e outros que fazem seus desenhos em computadores.

Quer saber mais como fazer pintura digital? leia o artigo

FAÇA CURSOS

Para seguir, profissionalmente, essa área é preciso, além de tantas outras coisas, ter uma boa interpretação de textos, pois a maioria das ilustrações se dá a partir de um material escrito.

Não é, necessariamente, obrigatório ter cursos ou faculdade para seguir a carreira de ilustrador. Porém, vários desenhistas renomados fizeram algumas escolas ou cursos, para aperfeiçoar e treinar as suas técnicas de desenho, e até aprender novas técnicas.

Para você que não tem tempo útil para perder no transporte, ou até mesmo quer fazer um curso de qualidade e não sabe por onde começar, faça o curso de desenho do VCdesenhos.

Além de mostrar para os seus pais que você pretende investir, com seriedade, na sua carreira como desenhista, fazer o curso abrirá vários horizontes. Sem contar que sempre há, na plataforma, desafios e cursos de desenhos que irá te inserir nesse novo mundo. O mundo dos desenhos.

Para isso, separamos alguns exemplos para você. Continue conosco.