Para toda e qualquer pessoa que deseja trabalhar com algum tipo de artes visuais é muito importante o conhecimento sobre perspectiva. E com o desenho não seria diferente. É indispensável que o artista saiba desenhar em perspectiva para um melhor resultado da sua produção.
Se você desenhar em perspectiva saiba que isso vai trazer um resultado mais realista ao seu trabalho, valorizando ainda mais o resultado.
Ou seja, a partir da valorização da largura, altura e profundidade do seu desenho, você terá mais valor ainda ao trabalho, que contará com riquezas de detalhes e mais realismo. Uma das primeiras técnicas que você precisa dominar quando começa a desenhar é a perspectiva.
No artigo de hoje reunimos tudo o que você precisa saber sobre desenhar em perspectiva. Confira.
O que é perspectiva?
Antes de aprender a desenhar em perspectiva, é importante entender do que se trata. A perspectiva é um recurso gráfico que se utiliza de linhas para criar a ilusão de uma tridimensionalidade nas formas, quando estas estão representadas em superfícies planas.
Esse recurso é utilizado para representar nos desenhos coisas como a natureza, por exemplo, além dos objetos que temos ao nosso redor.
Portanto, a perspectiva é o que desenhamos a partir das coisas vemos, utilizando da tridimensionalidade.
Ou seja, um desenho em perspectiva é aquele que se preocupa em desenhar, levando em consideração as três dimensões: largura, altura e profundidade.
Os elementos da perspectiva
A perspectiva possui quatro elementos que são determinantes para o ângulo visual e o nível do expectador.
Portanto, para estudar, ainda que basicamente a perspectiva, é necessário ter conhecimento sobre a aplicação desses elementos.
- Linha do Horizonte
Trata-se da linha imaginária a qual determina a altura dos olhos do expectador em relação à reta de fuga. Na paisagem, é a linha que separa o céu e a terra.
- Ponto de Vista
É uma linha no sentido vertical, perpendicular à linha do horizonte. O PV (sigla para Ponto de Vista) encontra-se exatamente no cruzamento entre as duas linhas.
- Ponto de Fuga
É a partir do ponto de fuga que o artista dá profundidade ao seu desenho. É a referência do horizonte utilizada para desenvolver as linhas em um desenho.
- Linha de Fuga
Constitui-se de linhas imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva e que converge para o ponto de fuga. Ou seja, é quando essas linhas afunilam em direção a um ponto, dando sensação de profundidade.
Aqui tem um vídeo meu onde mostro Como Desenhar Personagem em Perspectiva:
Tipos de perspectiva
Você sabia que existem diferentes tipos de perspectiva? Dependendo da posição em que uma arte esteja em relação ao espectador, é possível aplicar a perspectiva em um, dois ou três pontos de fuga.
- Perspectiva paralela – 1PF
Nesse caso, as linhas de fuga são deslocadas apenas para um ponto de fuga. Normalmente nessa situação, os objetos apresentam a face frontal paralela ao espectador.
- Perspectiva oblíqua – 2PF
Aqui, as linhas de fuga são deslocadas para dois pontos: PF1 e PF2. Isso acontece quando o objeto possui as arestas voltadas para o espectador.
- Perspectiva aérea – 3PF
Na perspectiva aérea, as linhas de fuga são deslocadas para três pontos de fuga, para conseguir uma melhor representação tridimensional do desenho.
- Perspectiva de contra plano – 3PF
Também desloca as linhas de fuga para três pontos, assim como a perspectiva aérea. Mas, nesse caso, o espectador encontra-se em um nível muito baixo em relação à arte, alterando onde se encontra o terceiro ponto de fuga.
Como desenhar em perspectiva
Para desenhar em perspectiva, o mais importante de tudo é treinar. Será treinando que você irá aprimorar todas as suas técnicas e irá desenvolver as suas habilidades. Portanto, pegue um papel e lápis e comece a desenhar em perspectiva.
Você pode começar a treinar desenhando cubos, que são exemplos clássicos e fáceis para desenhar em perspectiva.
A partir deste desenho, você conseguirá desenvolver suas noções de profundidade e cada vez mais ir aprimorando os seus desenhos.
Perceba que nesse tipo de técnica, dois objetos que possuem o mesmo tamanho, aparentam ter tamanhos distintos por conta da perspectiva.
Passo a passo para desenhar em perspectiva
Para melhorar suas habilidades de desenhar em perspectiva, segue um passo a passo que você pode utilizar para treinar essa técnica:
- Faça um “X” no centro do papel para ser o seu ponto de fuga; depois, siga puxando as linhas do “X” até as bordas do papel;
- Desenhe postes do lado direito do seu “X”. Quando se aproximar do seu ponto de fuga, ou seja, do centro, substitua os postes por linhas;
- No lado esquerdo, repita os postes e adicione linhas perpendiculares. Repita o processo de substituir os postes por linhas ao se aproximar do seu ponto de fuga;
- Desenhe o teto, fazendo linhas a partir do seu ponto de fuga para cima, na horizontal;
- De um lado desenha casas e do outro, uma paisagem. Ou pode substituir pelo desenho que preferir, sempre atrás dos “postes”;
- Use sua caneta Futura ou Stabilo para contornar e o seu desenho está pronto!
É desenhando que se aprende
Como praticamente tudo na vida, é praticando que a gente irá conseguir aprimorar as nossas habilidades. Nesse caso, é desenhando que iremos conseguir um bom resultado na técnica de desenhar em perspectiva. Porém, saiba que também é possível contar com a ajuda de quem sabe.
No curso “Desenho Completo” do professor Victor Oliveira você irá aprender diversas técnicas para dominar a arte do desenho e, entre elas, irá aprender a desenhar em perspectiva. Isso tudo com um profissional super experiente.
Victor já impactou mais de 30 milhões de pessoas com o seu canal no YouTube VCdesenhos. Em seu site, é possível encontrar diversos treinamentos exclusivos que irão te ensinar a desenvolver e, caso você já tenha, a melhorar sua habilidade para o desenho.
Todos os treinamentos são onlines e contam com aulas práticas, que até mesmo pessoas que nunca desenharam conseguem acompanhar. Com o passar das aulas, é possível notar suas habilidades se desenvolvendo e melhorando. Sempre quis aprender e melhorar suas técnicas? Conte com quem sabe!
Agora que você já sabe tudo sobre por que é importante desenhar em perspectiva e como deve fazer para isso, continue acompanhando o nosso blog, que sempre traremos dicas e postagens sobre o mundo dos desenhos.