Durante nossa vida, nós desenvolvemos diversas formas de nos expressar. Por isso, a importância de Desenhar na Infância nos faz comunicar com o mundo por meio dos desenhos.

Na fase da infância que vai dos 2 até os 7 anos de idade, uma das principais maneiras de expressão são os desenhos que são desenvolvidos pelos pequenos.

Além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, desenhar na infância também proporciona à criança o desenvolvimento de sua percepção, sensibilidade e da imaginação.

É por meio dos desenhos e brincadeiras que, ainda na infância, o ser humano vai desenvolver sua habilidade de se expressar e comunicar.

Confira a seguir a importância de desenhar na infância.

Fases do desenho infantil

Ao observar o desenho de uma criança, a tendência é de que a gente não entenda e, por muitas vezes, acredite que tratam-se apenas de rabiscos aleatórios.

Entretanto, cada fase da infância é marcada por uma forma diferente de desenho, de acordo com o desenvolvimento da coordenação motora adequada para aquela idade. Confira:

Entretanto, cada fase da infância é marcada por uma forma diferente de desenho, de acordo com o desenvolvimento da coordenação motora adequada para aquela idade. Confira:

criança pintando desenho com giz de cera
  1. Garatuja

Essa fase é dividida em três diferentes etapas.

  • Garatuja Desordenada

É a fase da de desenho na infância que é entre 1 e 2 anos.

Nessa fase, a criança segura o lápis com as duas mãos ou com a palma da mão, traça riscos sem controle, faz movimentos de vai e vem e mexe o corpo todo na hora de fazer o desenho.

  • Garatuja Ordenada

Essa é a fase da infância por volta dos 2 anos de idade. Aqui, a criança já começa a controlar o desenho que está fazendo. Além disso, já controla também as formas, fazendo círculos, mas ainda não são capazes de desenhar quadrados. Também já criam o senso de localização e fazem desenhos fechados.

  • Garatuja Nomeada

Entre 2 e 3 anos, aqui já existe representação. É a fase da infância, na qual os desenhos já têm formas humanas e as crianças desenham aquilo que veem ou vivenciam.

  1. Fase Pré-Esquemática

Dividida em três fases:

  • Entre 3 e 4 anos

Aqui, a criança já faz o desenho dentro dos limites do papel, o corpo humano já está mais definido. Além disso,  a criança desenha o que sabe e os desenhos têm representações definidas.

  • Entre 4 e 5 anos
duas crianças segurando um lápis de cor em cima do desenho

Nessa fase da infância, o desenho já ganha cores diferentes e a criança já segue uma lógica na hora de fazer os seus desenhos.

  • Entre 5 e 6 anos

Com a evolução da coordenação motora, nessa fase da infância, os desenhos já têm começo, meio e fim e as crianças já começam a desenhar aquilo que não se pode ver.

  1. Fase Esquemática

Dividida apenas em duas fases:

  • Entre 7 e 8 anos

A criança já começa a desenhar com mais realismo. Aqui, os desenhos já possuem perspectiva e proporções. É a fase da infância, na qual o letramento já foi desenvolvido.

  • Acima dos 10 anos

O esquema mental da criança já está desenvolvido. Os desenhos já não são coloridos aleatoriamente, mas sim de acordo com o estilo e preferência do artista.

A importância de desenhar na infância para o desenvolvimento infantil

Enquanto está desenhando, uma criança desenvolve uma série de aprendizados que facilitará na hora de desenvolver outras habilidades necessárias para o ser humano.

Enquanto, segura o lápis ou giz de cera, a criança está desenvolvendo sua coordenação motora fina, realizando o movimento de pinça. Isso o auxiliará na hora de pegar qualquer outro objeto.

Na fase das Gratujas, por exemplo, o que parecem simples rabiscos, na verdade são processos da fase de aprendizado e desenvolvimento da criança.

Ao escolher o seu desenho, a criança estimula sua imaginação e o seu raciocínio lógico. Além disso, nesse momento, a criança está expressando quais são os seus pensamentos.

criança sem camisa com vários lápis de cor

Conclusão

Embora os desenhos feitos por uma criança pareçam apenas rabiscos e sejam desordenados, é preciso entender que desenhar na infância faz parte do desenvolvimento infantil.

Ao desenvolver desenhos, uma criança está se comunicando e se expressando, representando o mundo à sua volta. Com o passar do tempo e com a evolução natural, uma criança torna-se, inclusive, capaz de representar aquilo que não vê.

A importância de desenhar na infância se dá pelo fato de que por meio do desenho, uma atividade que a princípio parece despretensiosa,é possível acompanhar a evolução de uma criança e, inclusive, perceber se houver algum atraso no desenvolvimento.

continue acompanhando o nosso blog, que sempre trazemos novidades sobre desenhos e arte em geral.

Agora que você já sabe sobre a importância de desenhar na infância, continue acompanhando o nosso blog, que sempre trazemos novidades sobre desenhos e arte em geral.

Aqui tem um vídeo meu onde mostro os 07 Benefícios de Desenhar: