Como já mencionamos em outros artigos aqui do blog, o desenho é uma forma de expressão muito variada e com isso, existem vários tipos de desenho.
Existem vários motivos que levam uma pessoa a começar a desenhar. Seja para representar algo que já viu em sua vida, seja para desenhar algo que criou na sua imaginação ou até mesmo que a pessoa está observando acontecer.
E, para cada uma dessas situações existe uma técnica. E é por isso que a VC Desenhos preparou este artigo bem legal sobre os tipos de desenho e suas técnicas, para você entender de uma vez por todas o que é desenho de memória, desenho de observação e desenho criativo.
Continue a leitura!
Tipos de desenho: O que é desenho de memória?
Muito comentado quando falamos sobre tipos de desenho, o desenho de memória é a ilustração produzida a partir de lembranças que ficaram em nossa cabeça. Isto é, a partir de memórias que nós temos guardadas conosco.
Portanto, para produzir um desenho de memória não pode ser consultado nada, além da sua cabeça — memória.
E o que pode ser representado? Uma pessoa que fez parte da sua infância, por exemplo. Ou, quem sabe, um lugar ao qual você visitou. Nessas horas, vai das suas memórias. O importante é não ter o auxílio de fotografias ou outros elementos além das suas lembranças.
Por isso, a qualidade desse tipo de desenho vai depender da bagagem cultural que você possui e do quanto o seu senso de observação é desenvolvido.
Tipos de desenho: Desenho de observação
Esse é autoexplicativo. O desenho de observação é aquele que é feito a partir da observação que o artista faz diretamente de algum modelo ou objeto.
Portanto, o desenho de observação é um dos tipos de desenho mais realistas que existem. Afinal, é preciso observar bastante cada mínimo detalhe, para que não passe despercebido e seja incluído na representação.
Vale ressaltar, que tudo pode ser representado nesse estilo de desenho: pessoas, objetos, plantas, animais, paisagens… desde que você esteja diretamente observando cada coisa.
É preciso observar e prestar bastante atenção a tudo o que está compondo a cena do desenho, uma vez que a situação está bem diante dos seus olhos.
Tipos de desenho: O desenho criativo
O desenho criativo é um dos tipos de desenho mais difíceis de serem representados, mas também um dos que mais oferecem prazer a quem o faz e eu explico o por quê.
Isso se dá pelo fato desse tipo de desenho ser fruto da imaginação do desenhista. Isto é, o autor parte da realidade para criar uma nova realidade e a representar em seus desenhos. Parece confuso, mas na prática costuma dar certo.
O desenho criativo pode ser classificado como livre e dirigido.
Desenho livre
É quando o desenho depende apenas da imaginação do autor. Isto é, tudo surge somente a partir da criatividade de quem desenha, não sendo necessária a representação de nenhuma realidade pré-existente. Os desenhos abstratos, por exemplo, são exemplos de desenhos criativos livres.
Desenho dirigido
É quando não é o autor do desenho quem define o tema e, sim, outra pessoa. O desenho em si, será representado da forma que o desenhista achar melhor, usando as formas, cores e técnicas que melhor lhes parecerem. No entanto, o tema, uma outra pessoa é quem determina.
Conclusão
Como você pode conferir neste artigo, existem vários tipos de desenho e técnicas diferentes. É claro que estes não são todos e, aqui mesmo no blog, nós já fizemos uma série com outros tipos de desenho que você pode acompanhar.
Mas conta para a gente! E você? prefere desenhos de memória, observação ou os desenhos criativos?
Ah! E não esqueça de compartilhar este post com os seus amigos, certo?
E agora que você já sabe mais sobre os tipos de desenho e suas técnicas, continue acompanhando o nosso blog e também o nosso Youtube, que nós sempre trazemos os melhores conteúdos para vocês.
Até a próxima!