Você já começou a criar os seus desenhos? Ou ainda faz parte do time dos que ainda não conseguiram se encontrar bem, definir o seu estilo e ainda trabalha a partir de cópias?
Você sabia que a maioria das pessoas iniciam no mundo dos desenhos fazendo cópias? E só depois de um tempo e, bastante treino, começam a fazer os seus desenhos a partir das suas próprias ideias.
Se você ainda não sabe como fazer para parar de copiar e começar a criar os seus próprios desenhos, então este artigo é para você.
Nós da VC Desenhos preparamos um conteúdo bem legal, além de trazer dicas de como você pode encontrar o seu próprio estilo para que você consiga começar a criar os seus desenhos. Continue a leitura!
4 dicas para você começar a criar os seus desenhos
É normal quando você começa a desenhar, cair no dilema da dificuldade de encontrar qual é o seu estilo próprio no desenho.
Para te ajudar, se liga nas dicas que a VC Desenhos separou:
1- Entender que cópia não é, necessariamente, plágio
Segundo o dicionário, plágio significa “ação ou efeito de plagiar, de expor ou de mostrar uma obra intelectual de outra pessoa como se fosse de sua própria autoria”.
Portanto, é preciso entender a diferença entre copiar e se inspirar na arte de uma outra pessoa, como forma de treinamento, por exemplo, com reproduzir algo criado por outrem sem creditá-lo.
2- Entender o que significa criar
Se você acha que para criar os seus desenhos você precisa fazer algo 100% original e inovador, saiba que não é bem por aí. Isso porque é praticamente impossível criar algo totalmente sem referências.
Ao longo de toda a sua carreira, você irá se deparar com coisas que você conclui que combinam com o seu estilo e te agradam e, muitas vezes, irá incluir essas coisas no seu desenho.
3- Tenha uma ideia e trabalhe em cima dela
Comece pensando em algo que você acha que seria legal de pôr no papel — ou no computador. A partir disso, pegue o seu material (físico ou digital) e comece a aperfeiçoar essa ideia, colocando a mão na massa.
Lembre-se que nada fica pronto — e muito bom — de uma hora para outra. Portanto, se investiu 10 minutos pensando na sua ideia, será necessário investir muito mais desenvolvendo a ideia.
4- Não se cobre tanto
E isso não significa não se cobrar. Dê sempre o seu melhor — não só ao criar os seus desenhos, mas em todo trabalho que fizer. Se você ainda estiver começando no mundo do desenho, tenha em mente que tudo é uma constância.
Você irá evoluir à medida que for praticando. Por isso, não se frustre e nem se cobra tanto, combinado?
Como desenvolver o meu estilo ao criar os meus desenhos?
Existem muitos artistas e essa não é uma novidade. No entanto, encontrar o seu próprio estilo ao começar a criar os seus desenhos é extremamente importante. Afinal, esse é um dos principais pontos que diferenciam um artista do outro.
Faça uma pesquisa
Você pode começar a buscar o seu estilo, fazendo uma boa pesquisa. Busque por ilustradores — famosos ou não — e estude os artistas e gêneros. Preste bastante atenção às formas, as cores, isto é, em toda a composição.
Aprenda novas técnicas e pratique-as
Mergulhe de cabeça no mundo dos desenhos e busque aprender cada técnica. Além disso, pratique bastante e não se limite a uma só técnica. Explore e veja aquela com a qual você mais se identifica. É importante pensar fora da caixa.
Reflita sobre o que você mais gosta de desenhar
Tem ilustrador que gosta de desenhar mais formas humanas. Outros, paisagens. Por isso, pense naquilo que você gosta de representar na hora de criar os seus desenhos. Feito isso, hora de praticar.
Invista em um curso
Por meio de um curso, você terá contato com novas técnicas. Dessa forma, você poderá desenvolver novas habilidades que te levarão a encontrar qual é o estilo com o qual você mais se identifica.
Conclusão
Não tem outro jeito. Para parar de copiar e começar a criar os seus desenhos, é necessário investimento. De tempo e de paciência, pelo menos.
Por isso, monte um planejamento de estudos e se dedique a estudar e conhecer novos artistas e técnicas, que podem te ajudar a encontrar o seu estilo, tornando mais fácil criar os seus próprios trabalhos.
Além disso, lembre-se que você sempre pode contar com os nossos cursos. Todos desenvolvidos por meio de uma metodologia eficiente, que ajuda a levar o artista a um novo nível.
Portanto, agora que você já sabe como criar os seus desenhos, continue acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos os melhores conteúdos de desenho para você.
Até a próxima!