Caricatura ou Cartoon? É comum, quando se começa a desenhar, se identificar mais com um estilo de desenho do que com o outro.
Alguns artistas, inclusive, são reconhecidos justamente por criarem os seus desenhos a partir de um estilo específico.
Isso não significa que você precisa escolher somente um tipo de desenho para seguir. Você pode seguir desenhando em todos os estilos.
No entanto, para te ajudar, essa semana a VC Desenhos começa uma série de artigos sobre os principais tipos de desenhos. Será uma publicação por dia, na qual, abordaremos a história, as principais características e dicas sobre esses estilos.
E, para começar, hoje é dia de falar sobre a caricatura e o cartoon. Está preparado?
Caricatura
Certamente você já viu uma caricatura por aí. Seja em página de revistas, jornais, etc. Talvez esse seja um dos estilos mais fáceis de ser reconhecidos, até mesmo por não artistas.
Muitos ilustradores veem na caricatura uma forma de ganhar dinheiro. Afinal, certamente você já foi a um evento e tinha um ilustrador lá esperando para fazer uma caricatura sua.
História
Na História da Arte, Annibale Carracci, pintor italiano, foi o primeiro artista a produzir uma caricatura, isso lá no final do século XVI, época da Europa Renascentista.
E, para quem não sabe, essa foi uma época em que as artes eram extremamente clássicas e idealizadas. Afinal, as proporções humanas eram absolutamente respeitadas.
É aí que entra Carracci, que resolve ir contra todo esse ideal de beleza e começa a reproduzir obras satíricas, nas quais, uma das principais características desse tipo de desenho é justamente a desproporção.
No Brasil, a primeira caricatura publicada era uma crítica à independência brasileira e retratava um enxame de marimbondos — os brasileiros — atacando a um corcunda — Portugal. A obra foi publicada em 1822 e foi reproduzida por um artista anônimo.
Características
Antes de tudo, é preciso ressaltar que esse tipo de desenho tem como uma das suas principais características representar uma pessoa — necessariamente — real. Sendo assim, não existe caricatura do Homem Aranha, Goku ou Hulk, por exemplo.
Além disso, outro ponto principal é que a caricatura realça, de forma bem humorada, os traços marcantes da personalidade desenhada. Isto é, os traços são exagerados, chamando a atenção para este ponto. Por exemplo, se uma pessoa tem um nariz avantajado, provavelmente este será um elemento acentuado.
Além disso, essas também são características importantes da caricatura:
- Não usa muitos traços;
- As características essenciais da personalidade são preservadas;
- Elementos de destaque são acentuados;
- Elementos pequenos são diminuídos.
Dicas
Para você começar a treinar suas caricaturas, aqui vão algumas dicas:
- Como referência, use uma boa foto;
- Desenhe a cabeça muito maior do que o corpo;
- Use apenas linhas e traços essenciais;
- Aumente o que for grande e diminua ainda mais o que for pequeno;
- Explore aquilo que for mais marcante da pessoa. Por exemplo, testa, nariz, etc.
- Cuidado para não perder a essência da personalidade ao exagerar nos traços. A pessoa precisa ser reconhecida.
Cartoon
Outro estilo bastante conhecido é o cartoon — desenho, de cunho humorístico, que pode ser animado ou não.
Geralmente, o cartoon é um desenho extremamente crítico, feito muitas vezes para retratar a política e outros temas pertinentes ao dia a dia da sociedade.
História
O Cartoon surgiu na década de 1840, em Londres. É considerado também uma forma de comédia e é muito comum de ser encontrado em jornais e revistas.
Aliás, no jornalismo, o cartoon é utilizado com a finalidade de contribuir com a informação, além de muitas vezes expressar a opinião do jornal, assim como os textos editoriais.
Características
Assim como as caricaturas, o cartoon também tem a premissa de exagerar. Mas no caso deste tipo de desenho, o elemento a ser exagerado são as expressões faciais.
Além disso, no cartoon, os rostos e demais detalhes são simplificados em formas geométricas bem marcadas. Isto é, os ângulos, curvas, círculos, quadrados, triângulos e etc, são bem presentes.
Outras características do cartoon:
- Linhas externas grossas e linhas internas, finas;
- Na pintura, as cores são mais lisas. Gradientes são utilizados mais no background;
- Nem sempre os personagens são reais.
Dicas
Quer se aventurar no mundo dos cartoons? Aqui vão algumas dicas:
- Exagere nas expressões faciais;
- Dê personalidade ao seu personagem;
- Simplifique seu desenho. Lembre-se que as expressões são mais importantes do que muitos detalhes;
- Uma das principais características do cartoon é o humor. Se o seu personagem está furioso, por exemplo, coloque explosões saindo da cabeça.
E você? Já sabe qual é o seu estilo favorito?
Agora que você já sabe sobre caricatura e cartoon, aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos e nas suas redes sociais. Quem sabe você não ajuda alguém a se encontrar?
Ah! E continue acompanhando o nosso blog. E fique ligado que, durante essa semana postaremos sobre outros tipos de desenhos também.
Até a próxima!