Exercitar a criatividade: você sabe como fazer isso? Aliás, você sabia que a criatividade é algo que também precisa ser exercitado? 

É claro que existem pessoas que têm a criatividade mais aguçada do que outras. No entanto, isso não significa que a criatividade seja especificamente e exclusivamente um dom. 

A criatividade é uma habilidade que, assim como todas as outras, não só pode, como deve ser exercitada, para que cada vez mais a gente consiga desenvolvê-la e potencializá-la.

É normal que você, artista, em algum momento sinta que todas as suas idéias já se esgotaram. No entanto, sempre é possível ir além.

E, para te ajudar, a VC Desenhos preparou este artigo completo sobre como exercitar a criatividade. Além disso, trazemos 4 dicas para você se manter sempre inspirado. Continue a leitura!

Exercitar a criatividade

Como exercitar a criatividade: você sabe o que é o processo criativo?

Que o conceito de criatividade é a capacidade de criar, inventar e produzir coisas novas, muito provavelmente você já sabe. Que é necessário exercitar a criatividade, também. No entanto, você sabe o que é o processo criativo?

Quando falamos de pessoas que trabalham produzindo coisas novas, como os artistas e ilustradores, é normal a gente pensar em pessoas com a criatividade aflorada e, quase que infinita. O que não necessariamente deixa de ser verdade.

Entretanto, até mesmo o mais criativo dos seres humanos, precisa se organizar e preparar um roteiro a ser seguido, para que suas ideias sejam cada vez mais criativas.

No processo criativo, geralmente passamos por três fases:

1- Identificação de um possível problema ou até mesmo de uma oportunidade;

2- Começamos a pensar fora da caixa;

3- Exploramos a nossa imaginação, a fim de gerar novas ideias.

Dessa forma, o processo criativo é um passo a passo muito importante que pode te ajudar muito na hora de exercitar a criatividade. E os passos são os seguintes:

1- Preparação

É nesta etapa que são feitos os questionamentos sobre o objetivo do seu projeto. É o momento de definir quem você quer atingir, onde quer chegar, etc. Para o ilustrador, é o momento do esboço.

2- Incubação

É aqui onde surgem suas ideias. Além disso, é nessa fase em que você começa a filtrar as ideias que você tem.

3- Iluminação

Autoexplicativo. Aqui é onde surge a lâmpada acima da sua cabeça. Aqui, é onde surge a ideia. É onde você tem um estalo na consciência e diz: “é exatamente isso que eu estou buscando”” 

4- Implementação

Aqui é quando você começa a produzir o seu desenho. Isto é, aqui você tá colocando em prática todos as outras etapas, todas as outras ideias que você teve.

E quais são os benefícios do processo criativo para exercitar a criatividade?

São vários os benefícios que podem ser listado. No entanto, entre os principais, podemos destacar:

  • Superação;
  • Resolução de problemas;
  • Gera inovações;
  • Gera soluções;
  • Inspira tendências, entre outros.

4 dicas para você exercitar a criatividade

Agora que você já sabe o que é e como se dá o processo criativo, nós separamos x dicas que vão te ajudar a exercitar a criatividade.

É importante lembrar também que habilidades precisam ser treinadas, para que se desenvolvam cada vez mais. Sendo assim, para você que quer se desenvolver cada vez mais no desenho, dá uma olhada no nosso Curso de Desenho Completo, desenvolvido para quem quer desenhar e não tem noção nenhuma, mas também para quem já sabe, mas quer aprimorar cada vez mais. 

1- Converse com outras pessoas

Talvez essa seja uma das principais dicas sobre como exercitar a criatividade. Quando você conversa com uma outra pessoa e troca experiências com ela, você cria a possibilidade de surgir novas ideias.

2- Olhe ao seu redor

As melhores ideias podem surgir de onde a gente menos espera. Por isso, uma outra boa dica para você exercitar a criatividade é prestar atenção no ambiente que te cerca. Mas observe a fundo. Tente encontrar os problemas do mundo que te cerca e pense como o seu talento pode ajudar a solucionar isso.

3- Consuma material de nichos diferentes do seu

Sim! É claro que é importante para você, ilustrador, consumir conteúdo do universo do desenho. Mas por que não consumir também sobre outros nichos? Isso pode te ajudar a abrir a mente. Afinal de contas, você está aumentando o seu repertório.

4- Consuma cultura

Sejam filmes, séries, músicas… A cultura tem um poder absurdo de abrir a mente e fazer a gente exercitar a criatividade. Afinal, talvez esse seja um dos nichos com mais referências — tanto em quantidade, como qualidade. Por isso, aproveite o seu tempo livre e vá ler aquele livro que já está há um tempo na sua prateleira, ou ver aquela série que você já colocou na sua lista faz dias.

E você, como tem feito para exercitar a criatividade? Conta para a gente depois se alguma das dicas aqui foi útil para você, tá? Ah! e não deixe de continuar acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos o melhor conteúdo sobre o universo dos desenhos para você.


    1 Response to "4 dicas de como exercitar a criatividade"

Comments are closed.