Bloqueio criativo: você sabe como vencê-lo? Embora seja importante para todos nós, grande parte das pessoas que trabalham com arte, em algum momento já se viram com um pouco de falta de criatividade, com dificuldade para seguir os seus trabalhos.

Não adianta, você tenta, tenta, tenta e não sai nada. E agora? O que fazer? Será que nunca mais vou conseguir desenhar? Não precisa se desesperar. Afinal, esse é um processo super normal e você vai superar.

E para te ajudar, a VC Desenhos preparou este artigo completo, com várias dicas sobre como exercitar a criatividade e vencer o bloqueio criativo. Ah! E as dicas não serão úteis somente na hora de desenhar, não. São dicas que valem para a vida. Continue com a gente!

Você sabe como vencer o bloqueio criativo?

Bloqueio criativo: o que é?

Um dos maiores medos de quem trabalha usando a criatividade como uma das principais ferramentas, o bloqueio criativo é um fenômeno que acontece, causando a perda temporária da habilidade de criar. Ou seja, é a perda da capacidade de continuar gerando conteúdo — seja ele um texto, um desenho ou qualquer outra coisa que envolva a criatividade. 

Sendo assim, geralmente o bloqueio criativo surge por falta de criatividade e inspiração e existem vários motivos que podem nos levar a isso. 

A verdade é que, embora nosso cérebro seja algo fantástico, ninguém é uma máquina de produzir ideias. Uma hora, até o mais criativo dos seres humanos poderá sofrer com o bloqueio. E, sabemos. Parece assustador trabalhar a partir de ideias e não tê-las para poder produzir. Não é mesmo?

Bloqueio criativo: quais são as causas?

A verdade é que não existe uma causa específica, que explique o porquê do bloqueio criativo. Sendo assim, listamos aqui os principais possíveis motivos que podem estar te impedindo de criar. Continue a leitura!

 

  • Estresse

 

Sem dúvidas, esse é um dos principais motivos causadores do bloqueio criativo em pessoas que trabalham criando. Pode ser causado por uma fase difícil na nossa vida ou até mesmo pela pressão de precisar criar. O estresse afeta diversas áreas da nossa vida e, inclusive, nossa capacidade de ser criativo.

 

  • Cansaço

 

Estar fisicamente bem é importante para diversas coisas na nossa vida. A falta de sono e de noites bem dormidas, por exemplo, podem nos levar ao estresse. E, como já vimos, esse traz diversos malefícios à nossa vida. É muito importante que o artista e o produtor de conteúdo esteja descansando o suficiente.

 

  • Insegurança

 

É normal que a gente seja exigente com a gente mesmo. No entanto, é importante que haja um equilíbrio para que isso não nos deixe inseguros. Afinal, a insegurança também é uma causa para o bloqueio criativo. A gente começa a duvidar das nossas habilidades e isso faz com que a gente não consiga prosseguir.

Como evitar o bloqueio criativo

Se você está passando por um bloqueio criativo e quer sair dele, uma das coisas mais importantes é tentar identificar o que está causando isso. Dessa forma, uma das primeiras e mais importantes dicas é trabalhar o ponto que está sendo problemático.

No entanto, se você continua sem criatividade e com medo de nunca mais voltar a desenhar ou produzir os seus conteúdos, não precisa se desesperar. A VC Desenhos listou uma série de dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira:

1- Aceite a situação

Em um primeiro momento sabemos que será difícil entender como pode ser que nenhuma ideia esteja surgindo dentro da nossa cabeça. No entanto, quanto mais a gente reluta com isso, mais estressado ficamos e maior será o bloqueio criativo

Sendo assim, o importante é entender que está tudo bem e que esse processo é super normal.

2- Dê uma pausa

Complementando a dica anterior, em um processo de bloqueio criativo é importante que o foco seja alterado por um momento. E para isso, existe uma série de coisas que podem ser feitas:

  • troque de ambiente;
  • tente diminuir um pouco o seu ritmo de produção;
  • tome um café;
  • saia para dar uma caminhada;
  • ouça músicas que te acalme.

3- Pesquise sobre o assunto

Pesquisar sobre bloqueio criativo pode te fazer entender do que se trata e, com isso, você será capaz de identificar os pontos que podem estar te levando a isso. Dessa forma, você conseguirá tratar do assunto com mais assertividade.

4- Lembre-se: está tudo bem

Esse talvez seja o ponto mais importante. Embora seja algo desagradável, o bloqueio criativo é super normal. E isso não significa que você nunca mais irá conseguir desenhar. Pelo contrário. Continue se exercitando e, cada vez você irá mais longe. 

Agora que você já sabe sobre o que é o bloqueio criativo e como evitá-lo, que tal levar suas habilidades a outro nível? Com o nosso MegaPack você desenvolve ainda mais suas técnicas e consegue ir longe.

Ah! E continue acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos os melhores conteúdos sobre desenhos para você.